Uma das ações mais relevantes da atual gestão é o Programa “Asfalto Novo”, que está trocando a pavimentação antiga, feita há 30, 40 anos, por uma cobertura mais durável, que tem uma média de seis centímetros de espessura. Seu objetivo é melhorar a mobilidade urbana, promover o desenvolvimento e acabar com os buracos que se abrem a cada período chuvoso.
O Programa Asfalto Novo está dividido em três etapas. Na primeira, já concluída, 54 ruas e avenidas foram revitalizadas, num total de 52 quilômetro; a segunda, está sendo executada em 78 vias, com 57 km pavimentados. E a terceira fase está prevista para começar em março do ano que vem.
No Industrial, a etapa inicial do Asfalto Novo recapeou as avenidas David Sarnoff, Benjamim Guimarães (trecho) e Tito Fulgêncio, além das ruas Tiradentes, Maria da Glória, Cel. Gabriel Capistrano, Japurá, Jonas Soares, Ipiranga, Maria Inês e Maria Rita.
Na segunda etapa, o Asfalto Novo se estendeu às ruas Américo Leite, Senador Benedito Valadares industrial, Tomaz de Andrade, Vasco de Azevedo, França Campos, Marquês do Paraná e Uruguai. Faltam serem feitas as ruas Cel. Salvador Fernandes e um trecho da av. JK (entre praça Adelaide de Castro e av. Tereza Cristina).
Além do extenso programa de recapeamento, a Prefeitura de Contagem realizar, por meio da Secretaria de Obras e da Administração e da Regional Industrial, a manutenção asfáltica em todas as vias do território.
De janeiro a outubro de 2023, a Regional Industrial realizou 316 OTBs em todos os bairros que compõem o território, utilizando mais de 2 mil toneladas de massa asfáltica, com uma média de atendimento mensal de 30 ruas e avenidas. “A Regional é a Prefeitura próxima ao cidadão. Por isso, estamos empenhados em solucionar essas demandas com a maior presteza. Cuidar da vida é ter mais segurança para pedestres e motoristas”, avalia a administradora regional do Industrial, Renata Gomes.
Profissional do volante, Fernando Mateus, instrutor de direção de automóveis e motocicletas no Centro de Formação de Condutores Smart, bairro Industrial, avalia a importância do recapeamento e da manutenção em vias públicas. “Se um asfalto irregular já exige perícia de um motorista experimentado, imagine para quem está aprendendo e seu instrutor, principalmente motociclistas. O asfalto novo, além de segurança, também traz uma nova sinalização. É tudo de bom”, lembrou.