A Prefeitura de Contagem iniciou, nessa quinta-feira (27/3), o mutirão de castração de cães e gatos nas regiões Eldorado e Sede. A iniciativa, realizada em parceria com a OSC Ajuda, visa promover o controle populacional dos animais, evitando abandono e garantindo mais bem-estar. Os procedimentos estão sendo feitos por uma unidade móvel de esterilização (Castramóvel) e incluem a microchipagem dos atendidos. A meta é realizar 480 cirurgias até domingo (30/3). CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos!
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Geraldo Vitor de Abreu, explicou que o serviço foi viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual Noraldino Júnior, que destinou R$ 400 mil para a castração de animais em todas as regiões do município. "Neste primeiro contrato, serão realizadas duas mil esterilizações, mas a meta é chegar a 8 mil até o fim do ano", afirmou.
As regiões Sede e Eldorado foram as primeiras contempladas. Contudo, o objetivo é expandir o serviço para todas as regiões da cidade. "A adesão da população tem sido grande, o que é fundamental para o sucesso da ação. A emenda parlamentar do deputado viabilizou essa iniciativa, mas seguimos trabalhando para ampliar o atendimento e atingir nossa meta anual", continuou o secretário.
Desde janeiro, o serviço está sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, que passou a responder pelo controle populacional de cães e gatos na cidade. Antes, a atividade era conduzida pela Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVZ) de Contagem, vinculado à Secretaria de Saúde. "Com a criação da superintendência na nossa secretaria, assumimos essa responsabilidade e estamos trabalhando para ampliar o número de animais atendidos", reforçou Geraldo Vitor.
Tutor de 10 gatos e três cães, o morador Igor Michetti, soube da ação de castração por meio de sua esposa e decidiu participar tão logo realizou o cadastro e foi chamado. Ele levou cinco de seus felinos para o procedimento, e destacou a importância da castração para a saúde e segurança dos animais, além do controle populacional.
A Prefeitura de Contagem iniciou, nessa quinta-feira (27/3), o mutirão de castração de cães e gatos nas regiões Eldorado e Sede Fotos: Luci Sallum/PMC
"Quando o gato entra no cio, ele sai de qualquer forma. Na rua ele está propenso a sofrer maus-tratos. O controle de natalidade é absolutamente interessante. Assim que fiquei sabendo que isso ia acontecer, fiz a inscrição dos meus gatos para participar. Todo o projeto é muito bacana. Já tinha feito esse procedimento antes em outra cidade, mas aqui, para mim, foi muito melhor. Estão todos de parabéns pelo atendimento, organização e educação da equipe”, afirmou Igor.
Para finalizar, a presidente da OSC Ajuda, Carolina Francisca Correa de Oliveira, ressaltou a importância da parceria com a Prefeitura e da participação da população. "Estamos felizes em retomar essa parceria com a Prefeitura de Contagem e esperamos que essa iniciativa seja duradoura. A adesão da população é essencial. Castrar os animais ajuda a reduzir o abandono, os maus-tratos e a superpopulação", pontuou.
O mutirão segue até domingo (30/3). A próxima região a receber o serviço será a Industrial. O cadastramento para as castrações será iniciado no dia 7/4. Mais informações serão divulgadas em breve.
Matérias relacionadas