A Prefeitura inicia nesta próxima quinta-feira (6/3), o cadastramento para o mutirão de castração de cães e gatos nas regiões Eldorado e Sede. Os interessados poderão se cadastrar até o dia 26/3, clicando aqui ou presencialmente nas administrações regionais, no horário das 8h às 17h. As vagas são limitadas.
A ação, realizada em parceria com a OSC Ajuda, visa promover o controle populacional dos animais, evitando abandono e garantindo mais bem-estar. Serão atendidos 120 animais por dia, totalizando 480 castrações do dia 27 a 30 de março. O serviço será realizado em uma unidade móvel de esterilização, o Castramóvel, e todos os animais castrados também serão microchipados.
Para se inscrever é preciso ser maior de 18 anos. O mutirão é exclusivo para moradores das regionais Eldorado e Sede. As demais regiões da cidade serão contempladas em novas etapas da iniciativa, previstas para ocorrer nos próximos meses deste ano. Os documentos necessários são: identidade com foto (obrigatório); comprovante de endereço atualizado (obrigatório); comprovante de inscrição no CAD Único (para pessoas de baixa renda).
O preenchimento do formulário não garante automaticamente a vaga para a castração. A solicitação será analisada por meio de triagem e avaliação de vulnerabilidade. Após a análise e aprovação do cadastro, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) entrará em contato via WhatsApp com o número informado no formulário para confirmar o agendamento, informando data, local, horário da castração e preparo para a cirurgia. Todos os animais passarão por uma avaliação clínica básica antes de serem submetidos ao procedimento.
Critérios para a castração
Os animais devem ter entre 6 meses e 7 anos. Os cães devem ter entre 4kg e 40kg, não podem apresentar sinais clínicos de doenças infecciosas ou feridas. Cadelas não podem estar no cio ou amamentando, devido a riscos à saúde do animal. Não serão castrados cães abaixo de 4kg ou acima de 40kg e nem animais com menos de 6 meses ou acima de 7 anos.
Por questões de segurança, não serão castrados animais braquicefálicos (focinho achatado) de raças como: Shih-tzu, Bulldog, Pequinês, Lhasa Apso, gatos persas etc, e raças muito sensíveis como Maltês, Yorkshire, Spitz Alemão etc. Também não poderão ser atendidos os mestiços dessas raças que possuam este padrão. Esses animais devem ser operados em clínicas com a utilização de anestesia inalatória, considerada mais segura para raças sensíveis.
Não serão castrados animais obesos ou muito magros, pois compõem um grupo que necessita de cuidados diferenciados para garantir um mínimo de segurança para o procedimento.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Geraldo Vitor de Abreu, destacou a importância da realização dessa ação. “Além de controlar a reprodução, a castração previne doenças e melhora a qualidade de vida dos animais. Nosso foco é atender aqueles que mais precisam desse suporte”, explicou.
A prioridade de atendimento será para animais de vilas e favelas, em situação de vulnerabilidade, comunitários, resgatados por protetores independentes e OSCs, além de casos de acúmulo.
A esterilização protege os animais contra várias doenças, aumenta o tempo de vida, evita fugas, comportamento agressivo, diminui a quantidade de animais nas ruas, abandonados e maltratados. O procedimento também é um ato de amor, responsabilidade e contribui para o controle populacional de animais.
Geraldo Abreu também reforça a importância da adesão da população. “O procedimento é seguro, gratuito e realizado por profissionais capacitados. Cuidar dos animais é um compromisso coletivo”, concluiu o secretário.
Mais informações basta entrar em contato com a Superintendência de Defesa Animal (SDA) pelo número (31) 3911-9376 ou WhatsApp (31) 9162-7871.