Celebrado em 21 de setembro, o Dia da Árvore é um convite à reflexão sobre a relação entre a sociedade e o meio ambiente, principalmente quanto à preservação e o sentido que elas têm não somente para a natureza, como para a humanidade. Mais do que uma data simbólica, é um alerta para os desafios enfrentados pela população diante do desmatamento, da poluição e das mudanças climáticas, problemas que impactam diretamente a qualidade de vida nas cidades e no campo.
Com um papel essencial para o equilíbrio ambiental, as árvores No entanto, a urbanização acelerada, o uso desordenado do solo e a exploração predatória dos recursos naturais têm colocado em risco esse patrimônio natural.
Para o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Geraldo Vitor de Abreu, a data é uma oportunidade para pensar sobre o papel essencial que as árvores desempenham na melhoria da vida humana, na biodiversidade e na saúde do planeta. “As árvores são responsáveis pela geração de oxigênio e pela purificação do ar, garantem sombra e conforto térmico, ajudam a purificar o ar, reduzem a poluição sonora, protegem nascentes e cursos d’água, além de contribuírem para a manutenção da biodiversidade. Por isso, além de convocar a todos para preservá-las, a data foi escolhida por anteceder a primavera no hemisfério sul e visa aumentar a conscientização sobre a proteção ambiental”, explicou.
Nas cidades, a falta de áreas verdes afeta diretamente a saúde da população, aumentando as ilhas de calor e agravando problemas respiratórios. Para reverter essa realidade, em Contagem, cerca de 15 mil árvores foram plantadas nos últimos anos, a fim de diminuir os efeitos do clima quente e possibilitar às pessoas um ambiente mais agradável.
Cerca de 15 mil mudas foram plantadas nos últimos anos gerando um ambiente mais agradável na cidade - Fotos: Ricardo Lima/PMC
“O plantio de mudas, especialmente em áreas urbanas, faz a diferença, devido à relevância de cada árvore para a manutenção do equilíbrio ecológico. As medidas para mitigar os efeitos negativos das atividades humanas no meio ambiente precisam ser implementadas nas áreas que habitamos cotidianamente e as políticas públicas nesse sentido fazem total diferença nas cidades. Em Contagem não é diferente”, ressaltou Geraldo Vitor.
O secretário disse, ainda, que cada cidadão tem um papel fundamental, tanto no plantio de árvores, na preservação de áreas verdes, na redução do desperdício, como na cobrança de políticas públicas de conservação. “Pequenas atitudes, quando somadas, podem gerar grandes transformações. A preservação e o plantio arbóreo é de responsabilidade coletiva, para que as futuras gerações possam viver em um planeta mais saudável, equilibrado e sustentável”.