A Prefeitura de Contagem realizou, nessa quinta-feira (18/12), o plantio de árvores do terceiro bosque urbano da cidade. A ação aconteceu na av. João César de Oliveira, em frente à agência da Caixa Econômica Federal, próximo à UPA JK. Ao todo, foram plantadas 109 mudas de árvores nativas, ampliando a cobertura vegetal no município e promovendo mais bem-estar e qualidade de vida para a população.
A prefeita Marília Campos participou da atividade e destacou que a ampliação das áreas verdes é uma das principais ações do município para enfrentar o calor excessivo e tornar a cidade mais agradável para quem vive e circula por Contagem. Segundo ela, o investimento em arborização impacta diretamente a população e reforça o compromisso da gestão com um desenvolvimento urbano mais equilibrado.
“Vocês sabem como a gente pode reduzir as áreas de calor?
Plantando árvores. É por isso que estamos fazendo vários bosques em Contagem.
Aqui, na João César de Oliveira, é mais um. Somente neste espaço,
mais de 100 árvores vão ser plantadas. Isso deixa a cidade mais fresca,
mais bonita e mais agradável. Esse é o nosso compromisso,
fazer de Contagem uma cidade melhor”.
Prefeita de Contagem, Marília Campos
O plantio é mais uma das iniciativas da Prefeitura que prevê o plantio, o cuidado e a reposição de cerca de 3.800 mudas em mais de 110 vias do município. A ação busca reduzir “ilhas de calor”, melhorar a qualidade do ar e criar espaços urbanos mais acolhedores, considerando também o uso das áreas públicas pelas pessoas, com mais sombra e conforto no dia a dia. Entende-se “ilhas de calor” como fenômenos urbanos onde centros de cidades ficam mais quentes, devido à absorção de calor por prédios, asfalto e concreto, pouca vegetação e poluição.
O presidente da Autarquia de Parques e Praças de Contagem (Conparq), Avair Júnior, explicou que a escolha dos locais segue critérios técnicos e planejamento prévio. Segundo ele, o município utiliza o mapeamento de calor para identificar regiões mais críticas e definir onde os plantios têm maior impacto.
“As áreas foram escolhidas com muito critério,
a partir do mapa de calor da cidade. São locais
onde a sensação térmica passa dos 40 graus e
que comportam plantios mais adensados.
Trabalhamos com espécies nativas, frutíferas,
da mata atlântica e do cerrado. Esse tipo de plantio
cresce mais rápido, melhora a qualidade do ar,
reduz ruídos e pode diminuir a sensação
térmica em até 12 graus”.
Presidente da Autarquia de Parques e Praças de Contagem (Conparq), Avair Júnior
Para garantir o sucesso da iniciativa, é importante a colaboração da população e das empresas, como o caso da Caixa Caixa Econômica Federal, que assumiu perante os presentes a responsabilidade de ajudar o poder público a preservar as árvores plantadas. O gerente-geral de rede, César Augusto Correia Bonifácio, ressaltou a importância da parceria e os benefícios diretos para a população e para quem trabalha na região.
“É um grande presente para a agência e para a cidade receber
esse bosque bem aqui na frente. A Caixa é protagonista em
iniciativas de sustentabilidade, e ter esse espaço na nossa
porta é motivo de orgulho. Além da beleza, vai trazer conforto
para uma área de muito calor. Podem contar conosco para ajudar
a cuidar dessas árvores, que merecem atenção para crescer e se desenvolver”.
Gerente-geral de rede da Caixa Econômica Federal, César Augusto Correia Bonifácio
Ao longo dos últimos anos, a Prefeitura realizou o plantio de mais de 16 mil árvores no município. Até o final de 2025, a meta é alcançar 5 mil novos plantios, incluindo os bosques e ações em parques e áreas verdes. A avenida João César de Oliveira é um dos pontos que mais recebeu intervenções. Desde o ano passado, já foram plantadas mais de mil árvores no local. Outras vias, como as avenidas Pio XII, Helena de Vasconcelos e Francisco Firmo de Matos, também receberam mudas.
O padre Carlos Antônio, da paróquia Nossa Senhora da Glória, localizada no bairro Eldorado, afirmou que a iniciativa de bosques pela cidade representa um investimento na qualidade de vida da população e na preservação do meio ambiente. Ele ressaltou que o projeto contribui na humanização da cidade, gera bem-estar e preserva o verde, além de incentivar a comunidade a pensar no bem das futuras gerações.
"Hoje foi um verdadeiro presente de Natal, que promove arborização, frescor e purificação do ar para nossos bairros. Contagem caminha juntamente com o que a igreja nos recomenda diante do aquecimento global, com o cuidado com a nossa casa comum, o planeta, para que possamos preservar para as próximas gerações", disse
Quem também esteve presente foi o morador e presidente do grupo de convivência “Amor à Vida”, na região Eldorado, Geraldo Maria de Oliveira. Ele destacou que a iniciativa do plantio de árvores pela cidade representa um investimento no futuro da cidade e traz benefícios duradouros para a população. Ele reforçou que os bosques são planejados em espaços urbanos da cidade, sem fiação ou residências próximas, garantindo que o crescimento ocorra em segurança e seja bem aproveitado por todos os moradores.
"É de muito benefício para nossa cidade. Contagem tem uma plantação de árvores muito boa e essa ação representa uma visão de futuro da Prefeitura, pois os resultados mais visíveis vem com o passar dos anos, quando as árvores irão crescer, florescer e deixar a cidade mais bonita", afirmou.
Esse plantio é resultado de uma parceria entre a Autarquia de Parques e Praças (Conparq), as secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Obras, além da empresa contratada, Viveiro Campo Lindo (VCL).
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos
Para saber mais sobre os bosques da cidade, leia aqui:









