Para melhorar a mobilidade urbana e aumentar a segurança de pedestres e motoristas, a prefeita de Contagem, Marília Campos, assinou, neste sábado (13/12), a ordem de serviço que autoriza o início das obras de alargamento, pavimentação e implantação do sistema de drenagem da rua do Silêncio, no bairro Colonial, na região Sede. A intervenção abrangerá o trecho entre o cruzamento das ruas do Silêncio com Quaresmeira e Oitenta e Sete, contemplando a duplicação da via, a implantação de um moderno sistema de drenagem, nova iluminação pública, ações de paisagismo, além da construção de uma praça na entrada do loteamento.
A prefeita Marília destacou que a ordem de serviço para a obra representa o compromisso do governo em transformar demandas da população em ações concretas. “Estamos investindo recursos do Tesouro Municipal, financiamentos aprovados pela Câmara Municipal e contrapartidas de empreendimentos para promover melhorias reais na infraestrutura urbana.”
“Nossa prioridade é assegurar que cada investimento se converta em obras concretas, fortalecendo uma política de governo comprometida com a mobilidade, com a qualidade de vida e, sobretudo, com as necessidades da comunidade. É assim que seguimos trabalhando, com responsabilidade e diálogo, trazendo resultados que chegam onde a população mais precisa.”
Prefeita Marília Campos
As obras, que serão executadas como contrapartida da empresa Privilege Empreendimentos Imobiliários Ltda., contam com investimento de mais de R$ 4 milhões. A intervenção atende a uma antiga demanda dos moradores e tem como objetivo facilitar o tráfego, especialmente em períodos de chuva. Outro benefício importante é a abertura de mais uma saída para o bairro Colonial.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Geraldo Vitor de Abreu, a secretaria analisa os pedidos de supressão de vegetação, abertura de vias e drenagem, buscando garantir contrapartidas, compensações e melhorias para assegurar que os impactos gerados sejam mitigados na própria região. “Fiscalizamos a execução de todas as obras que autorizamos, e aqui não será diferente. Acompanharemos todas as intervenções no loteamento, como a abertura de ruas, a drenagem e o cuidado com o esgotamento sanitário. Todas as ações que gerem impacto ambiental serão avaliadas e monitoradas pela equipe técnica.”
Mais infraestrutura
“A Secretaria de Desenvolvimento Urbano atua na aprovação de projetos de parcelamento do solo. Este é um loteamento aprovado pela secretaria, em articulação com outras pastas, e essa aprovação prevê uma série de obrigações para o empreendedor, como o alargamento e a abertura de vias, além da criação de praças. Com isso, a atuação da gestão é voltada a garantir que os empreendimentos instalados em Contagem gerem melhorias concretas para a comunidade”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Marco Túlio Freitas.
As obras trazem benefícios imediatos à população, especialmente na mobilidade, ao reduzir congestionamentos e encurtar deslocamentos, além de melhorar a infraestrutura e, consequentemente, a qualidade de vida. Para o conselheiro da região, Hélio Carlos Canazarte, morador do bairro Colonial há 10 anos, é gratificante ver a realização da obra se tornando realidade.
“Já presenciamos vários carros atolados em áreas sem calçamento e valas que travavam o trânsito. Essa obra vai ser ótima para o bairro, melhorando a mobilidade entre um local e outro. O mais bacana e gratificante é o diálogo, pois sempre que surge uma demanda na rua ou nas proximidades, conversamos com os representantes, que estão presentes na comunidade e buscam resolver a situação. Assim, os caminhos vão sendo abertos.”
Já Hércules Guimarães é morador da região há cerca de quatro anos. Ele contou que a obra é muito esperada pelos moradores e trará inúmeros benefícios para o Colonial. “Só temos a agradecer por essa demanda atendida. Antes era muito difícil passar por aqui, principalmente no período de chuvas, por causa dos muitos buracos e por ser rua de terra,o que dificultava o ir e vir. Essa obra é muito importante, porque a comunidade precisa desses benefícios. A Prefeitura tem atuado de forma correta nessa área e levado melhorias para os moradores de todos os bairros”, finalizou.
Estiveram presentes no encontro os vereadores Alex Chiodi, Daniel Carvalho, Edgar Guedes e Moara Sabóia; o administrador da Regional Sede, Gil Martins; e o empresário da Privillege Empreendimentos, Ermelindo Júnior.









