Localizado na região Sede, o parque Gentil Diniz é uma das áreas de preservação ambiental de Contagem. O parque reúne no mesmo lugar cultura, lazer e preservação da natureza. Com uma área de 24.000m², o local abriga espécies do cerrado e da mata atlântica, pequenos animais e importantes nascentes, além do famoso casarão do século XIX, patrimônio da cidade.
Criado em 5 de julho de 1991, o espaço segue encantando seus visitantes com sua vegetação vasta e árvores frutíferas como jabuticabeiras, mangueiras, goiabeiras e jambeiros centenários. Na área também é encontrada a nascente do córrego das Acácias, que contribui para a represa de Vargem das Flores. Além disso, animais que não são encontrados com facilidade na área urbana da cidade, como mico-estrela, esquilos e algumas espécies de pássaros, podem ser vistos. O parque também chama a atenção por sua beleza e simplicidade.
Pássaros diversos e pequenos animais da fauna silvestre da região são encontrados no local entre as árvores frutíferas - Fotos: Ricardo Lima/PMC (1) e Janine Moraes/PMC (2 e 3)
O parque ainda é muito conhecido pelas trilhas realizadas no seu interior, não só voltada aos adultos, mas também para as crianças. Destinada a todos os públicos, a “Trilha Eco-Cultural” ocorre todo primeiro domingo do mês. Enquanto a “Trilha dos sentidos” é voltada às crianças que vão ao parque com as escolas. Durante a atividade, os alunos têm seus olhos vendados, o que proporciona aguçar os demais sentidos, permitindo experiências sensoriais diferentes a partir do olfato, tato e audição.

Para conhecer e explorar as belezas naturais do parque, os visitantes podem participar de trilhas orientadas por monitores - Fotos: arquivo Semad/PMC (1), Adelcio Ramos/PMC (2) e Ronnie Von/PMC (3)
O gerente do parque Gentil Diniz, Edson Lagares, explicou que o parque é muito procurado pelas escolas para atividades de educação ambiental. “Os alunos fazem trilhas pelo parque e têm a oportunidade de conhecer o local. É um passeio educativo para as crianças. Ao chegarem em casa, normalmente divulgam a experiência para a família que vêm aos finais de semana”, contou.
Arquitetura
Uma das atrações mais famosas do parque é o “casarão”, construído com madeiras e paredes de pau a pique, janelas de folhas secas de madeira, como uma típica arquitetura do séc XVIII e XIX. Os cômodos são pequenos, porém aconchegantes, a cozinha possui fogão e fornalha a lenha, o que remete a estética das casas da época em que foi construída.

O casarão tombado e a arquitetura moderna do Centro de Educação Ambiental, convivem de forma harmoniosa com o verde do parque - Fotos: Ricardo Lima/PMC (1), Elias Ramos/PMC (2), Yara Vitória (3) e Fábio Silva/PMC (4)
Além disso, o parque conta com espaços como Centro de Educação Ambiental (CEA) Vargem das Flores, onde são realizadas as reuniões do Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Contagem e as atividades socioambientais para os visitantes.
Atividades diversificadas
A área também é palco de vários eventos institucionais e culturais, como fóruns; os projetos “Quarta Ambiental” e “Brincar é Direito”; e apresentações de música, teatro, dança e outros. Devido à beleza e à tranquilidade, o espaço também é procurado para realização de aniversários e ensaios fotográficos.
A moradora do bairro Europa, Vanessa Trotta, celebrou o aniversário da sua filha no local, e afirmou que não se arrependeu. “A escolha do parque Gentil Diniz foi perfeita por ser um ambiente muito acolhedor, ter bastante espaço, muita área verde. Parece o quintal de casa de vó. Os funcionários são gentis e o ambiente muito agradável. Os convidados amaram!”.

O parque é palco para eventos e projetos diversos - culturais, institucionais, infantis, além de receber famílias que escolhem o local para se reunir para comemorações e piqueniques - Fotos: Elias Ramos/PMC (1) e Ronnie von/PMC (2 e 3)
Ana Clara de Souza e Jonathan de Oliveira, moradores do bairro Nova Contagem, escolheram o parque para tirarem suas fotos de casamento. “Gostamos muito daqui. Escolhemos por ser um lugar muito tranquilo, bonito e bem romântico”, contou Ana Clara. Jonathan reforçou o motivo de terem escolhido o local para esse momento tão importante. “Percebemos que aqui é um ambiente que tem muita vida. Vimos vários animais passando. Além de ser muito organizado”.
O diretor de parques da Conparq, Rafael Mendes, disse que o objetivo é consolidar o parque Gentil Diniz como um espaço de convivência, lazer e aprendizado, além de fortalecer a relação da população com o meio ambiente e com a história da cidade. “Cuidar desse espaço é cuidar da nossa identidade e garantir que as futuras gerações continuem se encantando com o que temos de mais valioso: nossa cultura e nossa natureza”, afirmou.
O parque está aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 8 às 17h. Os interessados em realizar aniversários e outras comemorações no local devem agendá-las. Clique aqui e acesse o formulário. Para participar da Trilha Ecológica é importante se inscrever antes, clicando aqui. Para as visitas escolares monitoradas, clique aqui.
Serviço - Parque Gentil Diniz
Endereço: rua Maria do Carmo Diniz, nº 141 - bairro Nossa Senhora do Carmo
Funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 17h.









