04 DEZ 2023
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
I Semana Municipal dos Direitos Humanos de Contagem começa amanhã (5/12)

De 5 a 12 de dezembro, Contagem sedia a I Semana Municipal dos Direitos Humanos com diversas atividades. A semana celebra o 75º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que foi redigida por representantes de todas as regiões do mundo, em 10 de dezembro de 1948, e serve como um padrão comum a ser alcançado por todos os povos e nações.

A declaração é um conjunto de direitos universais que reconhece o mesmo valor e dignidade de todas as pessoas. O documento, que é base de todo o trabalho gerido pelas Nações Unidas, continua a inspirar milhões de pessoas em todos os continentes e a orientar políticas públicas, ações e recomendações para alcançar um mundo mais livre, igualitário e inclusivo. Em 30 artigos, reforça os direitos à vida, ao trabalho e ao lazer, aos serviços públicos, à propriedade, destacando que todas as pessoas devem ser protegidas pela sociedade e pelo Estado.

A  I Semana Municipal dos Direitos Humanos é promovida pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que está dividida em oito segmentos: Mulheres; Crianças e Adolescentes; Juventudes; Pessoas Idosas; Pessoas com Deficiência; População LGBT e Direitos Humanos; Promoção da Igualdade Racial; Migrantes, refugiados e apátridas e o Direito do Consumidor.

A agenda será intensa com seminário, formações, oficinas, rodas de conversas e a entrega do Prêmio Milton de Freitas 2023. A programação é aberta ao público. Para participar não é necessário inscrições prévias.

Entrega do Prêmio Milton de Freitas 2023

Dentro da programação está inserida o evento de entrega do Prêmio Milton de Freitas, que consiste na concessão de honraria pública, em reconhecimento àqueles trabalhos ou atuações exemplares que tenham contribuído, significativamente, para a defesa, difusão, disseminação e divulgação dos direitos humanos na cidade de Contagem. A premiação contemplará duas pessoas físicas, na modalidade “Prêmio Individual”, e duas jurídicas, na modalidade “Prêmio Institucional”.

Quem foi Milton de Freitas?

Milton de Freitas foi uma importante liderança popular e sindical do município e dedicou toda sua vida à luta pela democracia, pelo combate às injustiças e pela construção de uma sociedade igualitária. Nascido em Ponte Nova, mudou-se para Contagem no final da década de 1950, onde residiu até o seu falecimento, em setembro de 1999. Marceneiro de profissão e militante por vocação, sua atuação foi destacada no processo de organização popular, de entidades sociais, sindicatos e associações de bairro. Participou de inúmeras greves ao lado dos trabalhadores, e destacou-se nos movimentos pela redemocratização do país.

Programação completa:

5/12 – terça-feira

Política de Cotas e a Comissão de Heteroidentificação

Local: Auditório da Prefeitura

6/12 – quarta-feira

Emprego apoiado: a inserção de pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade no mercado formal de trabalho

Convidada: Livia Rech de Castro

Local: on-line. Para participar acesse: ( https://meet.google.com/wty-agxm-bgm )

7/12 – quinta-feira

Batalha da Estação Juventude – convida segunda rap “Batalha de Conhecimento”

Local: Estação Juventude – av. João César de Oliveira, 174 - Jk

Horário: 17h