Equipes da Prefeitura de Contagem estão trabalhando para atender todas as ocorrências decorrentes do grande volume de chuva da noite de ontem (1º/12). A prefeita Marília Campos esteve, na manhã deste sábado (2/12), na Vila Epa para prestar apoio e conversar com os moradores que tiveram suas casas afetadas.
Em novembro, a Secretaria de Obras iniciou a instalação de um sistema de drenagem na Vila para evitar alagamentos, mas as obras ainda não terminaram e não comportaram a forte chuva. Ao mesmo tempo, uma empresa privada desativou sua própria rede de drenagem, complicando ainda mais a situação. Os técnicos responsáveis pelas intervenções informaram que vão concluir o sistema de drenagem do local e a empresa se comprometeu a reativar o seu sistema.
A Prefeitura está prestando toda a assistência necessária às famílias. Os trabalhos de limpeza, inclusive dentro dos imóveis, já foram finalizados. Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social estão promovendo o acolhimento e a alimentação, que serão ofertados pelo período que for necessário. Na segunda-feira (4/12), agentes da assistência social farão visita domiciliar para avaliar as demandas e entregar cesta básica para as famílias que precisam.
No momento, não há desabrigados por causa das chuvas em Contagem. Os moradores antigidos optaram por não ir ao abrigo da cidade. O abrigo disponível para estes casos é o Bela Vista. Em situação de calamidade e diante da necessidade, serão abertos abrigos provisórios.
A Prefeitura, por meio da Defesa Civil, Transcon, Secretaria de Obras e Secretaria de Desenvolvimento Social, segue monitorando às regiões do município.
Em caso de emergência ligue 199.