Nesta quinta-feira (8/5), Contagem recebeu 128 novos ônibus que vão integrar o sistema metropolitano de transporte público. A iniciativa faz parte do processo de renovação da frota metropolitana e representa um marco para a melhoria da mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), especialmente em Contagem, que concentra 70% dos deslocamentos feitos pelo sistema metropolitano.
A cerimônia de entrega simbólica ocorreu em frente à Prefeitura de Contagem, com as presenças da prefeita Marília Campos, do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e de outras autoridades municipais e estaduais. Para simbolizar o momento, duas chaves foram entregues às motoristas Simone Leite e Cristina Diniz, que representaram os trabalhadores do setor.
Esse é o maior lote de veículos entregues pelo governo de Minas no processo de renovação da frota. A substituição dos veículos antigos por modelos mais modernos tem como objetivo oferecer mais segurança e conforto aos motoristas e aos mais de 650 mil usuários diários da RMBH, sendo cerca de 70 mil deles em Contagem, segundo dados da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra).
Durante o evento, a prefeita Marília Campos destacou a importância da renovação da frota para os trabalhadores e moradores de Contagem, que dependem diariamente dos ônibus para se deslocarem até Belo Horizonte e outros municípios vizinhos. “Essa nova frota representa respeito ao cidadão de Contagem e aos profissionais que atuam no transporte coletivo, uma vez que 70% dos ônibus que rodam em Contagem são metropolitanos. Essa conquista vai melhorar muito a mobilidade da nossa cidade e região”, afirmou.
Ela ressaltou, ainda, que a renovação é fundamental, mas é necessário avançar para garantir mais viagens e maior frequência nas linhas. A prefeita também fez cobranças às operadoras e ao governo do Estado. Pediu mais viagens ao longo do dia e aos fins de semana, além da ampliação das linhas do metrô. “A população tem o direito de ir e vir com tranquilidade e qualidade. Estamos fazendo a nossa parte com várias iniciativas na área de mobilidade, mas é preciso avançar mais”, disse.
O governador Romeu Zema informou que a ação é resultado de uma nova abordagem na gestão de grandes problemas. “Com o “Acordo de Reparação” da tragédia de Brumadinho priorizamos soluções práticas, que beneficiam diretamente a população. A entrega desses ônibus é um exemplo disso: melhora real na vida das pessoas, sem que os recursos passem pelos cofres do Estado”, explicou.
Ele disse, ainda, que a entrega dos novos ônibus garantem mais qualidade de vida à população. “Estamos transformando uma tragédia em ações concretas. A aplicação dos recursos do acordo está gerando benefícios reais para milhares de mineiros.” Zema também falou sobre o diálogo e a parceria com a administração municipal para garantir mais investimentos em infraestrutura e mobilidade na região, como a expansão da Linha 2 do metrô até a Estação Beatriz, em Contagem, e o início das obras do Rodoanel Metropolitano, ainda neste semestre.
Ônibus modernos e mais confortáveis passam a circular em Contagem e região metropolitana. Fotos: Luci Sallum/PMC
Renovação da frota
A renovação faz parte do acordo firmado, em setembro de 2024, entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), com intermediação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG). Os veículos foram entregues com base em critérios como idade da frota atual, volume de passageiros e número de reclamações. A medida é estratégica para cidades como Contagem, onde a integração com Belo Horizonte é essencial, e ainda reforça o compromisso do poder público com a melhoria da qualidade de vida por meio da mobilidade urbana.
Redução na idade da frota
A meta do governo estadual é colocar 850 novos ônibus em operação até o fim do ano no estado. Com isso, a idade média da frota metropolitana, composta por 2,4 mil veículos, deve cair de 11 para 6 anos. A medida também visa a melhora na qualidade dos serviços prestados à população. Os novos ônibus emitem 85% menos poluentes do que os anteriores, produzem menos ruído e estão alinhados às normas trabalhistas, o que garante mais conforto tanto para os motoristas quanto para os passageiros.
O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, destacou a importância da iniciativa como parte de uma estratégia de valorização do transporte coletivo. “Essa entrega representa um compromisso com a qualidade do transporte público e com o direito de ir e vir dos cidadãos da nossa região metropolitana. A modernização da frota é apenas um dos pilares da transformação que queremos para a mobilidade urbana”, afirmou.
Já o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano de Belo Horizonte (Sintram-MG), Rubens Lessa, lembrou que os investimentos estão sendo feitos com foco no usuário. “Nosso objetivo é oferecer um transporte mais eficiente, seguro e confortável. Os novos ônibus vão permitir uma melhora significativa na experiência diária do passageiro. Isso impacta diretamente na qualidade de vida da população”, disse
Também estiveram presentes na entrega, o vice-prefeito Ricardo Faria; o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Paulo de Tarso; Secretário de Estado Adjunto de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Calisto; o deputado estadual Mauro Tramonte; o presidente da Câmara de Contagem, vereador Bruno Barreiro; o presidente da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (COHAB Minas), Márcio Almeida Bernardino; o subsecretário de Transportes e Mobilidade de Minas Gerais, Aaron Duarte Dalla; o assessor da Presidência do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Cristiano Alckmin; o presidente da Transcon, Rodrigo Tomás; o comandante da 2ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Erlando Ferreira da Silva; o delegado regional da Polícia Civil em Contagem, Wesley Campos; e o subcomandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais, major Marcos Vinícius, entre outras autoridades.