Nesse sábado (20/12), dezenas de moradores de Nova Contagem estiveram presentes na entrega de mais uma obra importante executada pela Prefeitura de Contagem: o beco Novo Horizonte. A intervenção contou com a construção de um novo muro de contenção de 31 metros de extensão, com quatro metros de altura, e de um sistema de drenagem mais eficiente para direcionar as águas pluviais de maneira correta. A obra, que teve início em outubro, foi uma solicitação feita por meio do Programa de Melhoria de Vilas, Favelas e Periferias, e contou com investimento de aproximadamente R$ 400 mil.
Segundo relato dos moradores, ocorreu uma erosão em um lote, após um muro, executado pelos proprietários, ter rompido por três vezes. Apesar de estar em um terreno particular, as intervenções foram executadas pela Prefeitura de Contagem pelo fato de que a erosão colocava em risco de desabamento, aproximadamente, 40 moradias do entorno.
“Com essas intervenções, garantimos a segurança das famílias, principalmente no período de chuvas. A população se mobilizou e essa obra foi votada como prioritária, escolhida pelos próprios moradores, já que representava uma ameaça às famílias. Vamos continuar trabalhando todos os dias para que Contagem fique cada vez melhor”, disse a prefeita Marília Campos.
Em virtude do risco para os moradores locais e considerando a situação em que se encontrava a via, a obra foi caracterizada como emergencial. De acordo com o administrador da Regional Vargem das Flores, Wander Batista, além dessa obra o Programa de Vilas e Favelas, possui 1.136 pontos indicados na região. “Essa não é apenas mais uma obra. Aqui é um local onde os moradores conviviam com medo. Agora, devolvemos à população a qualidade de vida e o direito de ir e vir, o que traz mais conforto. É um novo horizonte que nasce hoje com essa entrega tão importante”.
A atual conselheira regional, Eliane Diniz, 58, esteve presente na entrega e agradeceu à Prefeitura por proporcionar qualidade de vida aos moradores. "Acompanho sempre todas as obras que vêm sendo feitas aqui na região, que não são poucas. Como conselheira regional, vou continuar indicando intervenções e lutando pelas melhorias da nossa região”, afirmou.
Foto: Luci Sallum/PMC
Moradora há 40 anos de uma das casas próximas à obra, Márcia Cunha, 70, relembrou as dificuldades enfrentadas antes das intervenções. “Aqui era apenas um barranco, e a gente nem dormia direito, com medo de um desmoronamento levar tudo, principalmente no período de chuvas. Já passamos por muito sufoco e, agora, graças a Deus e à Prefeitura, estamos mais tranquilos. Sou muito grata por essa obra”.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos.









