O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Contagem recebeu, em abril deste ano, três novas ambulâncias para reforçar o atendimento no município. Os veículos foram destinados pelo Ministério de Saúde e entregues à população, nessa segunda-feira (19/5), para garantir a manutenção da qualidade assistencial.
Com a chegada das novas ambulâncias, a frota será totalmente renovada, possibilitando um atendimento mais eficiente, com redução no tempo de resposta e diminuição das baixas por manutenção. Atualmente, o Samu conta com 12 veículos, sendo nove Unidades de Suporte Básico (USB), duas Unidades de Suporte Avançado (USA) e um SIV (Suporte Intermediário de Vida), para atender também os municípios de Ibirité e Sarzedo, que compõem a região de atendimento.
A prefeita de Contagem, Marília Campos, conheceu as novas unidades e falou sobre a importância dos equipamentos móveis para a população. “As ambulâncias são extremamente necessárias para garantir mais vidas no município de Contagem. Atualmente, a gente tem 12 unidades do Samu e a boa notícia é que 100% da nossa frota foi renovada, sinal de um investimento em mais saúde e garantia que as vidas sejam salvas”.
O secretário de Saúde de Contagem, Fabrício Simões, comemorou mais um avanço importante do setor: “Estamos comprometidos em utilizar esses novos veículos para aprimorar ainda mais o atendimento de urgência e emergência em nossa cidade, garantindo rapidez e eficiência no socorro à população”.
Samu Contagem
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Contagem tem se consolidado como peça fundamental na rede de urgência e emergência do município. Entre janeiro e maio de 2025, os números registrados pelo serviço refletem a alta demanda e a importância do atendimento ágil e qualificado à população.
De acordo com dados da Central de Regulação, o Samu Contagem recebeu, em média, mais de 5.000 chamadas por mês durante o período. Desse total, cerca de 2.500 atendimentos mensais foram efetivamente realizados pelas equipes de suporte básico e avançado.
Ao todo, os profissionais do Samu contabilizaram 4.714 atendimentos clínicos, 2.539 ocorrências relacionadas a traumas, 72 atendimentos pediátricos e 818 registros classificados em outras naturezas.
A atuação do Samu se estende por toda a área das regionais de saúde de Contagem, Ibirité e Sarzedo, com cobertura integral e atuação estratégica. O serviço opera de forma integrada com as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e demais componentes da rede municipal de saúde, garantindo respostas rápidas e eficazes em situações de urgência.