A Comissão Permanente de Negociação Coletiva (Copenc) realizou a terceira rodada de reuniões com os sindicatos das categorias da educação, saúde e engenharia da Prefeitura de Contagem. Durante o encontro, o governo anunciou que todos os servidores públicos do município terão reajuste de 4,83% sobre os seus vencimentos básicos a partir de 1º de maio, data base da categoria. O mesmo índice irá reajustar o vale alimentação, que passará de R$500,00 para R$525,00. Além disso, também foi apresentada as devolutivas para as reivindicações apresentadas pelos representantes sindicais.
Após a reunião da Copenc, realizada na quarta-feira (30/4), a prefeita de Contagem, Marília Campos, destacou que a Prefeitura segue buscando valorizar os servidores e servidoras de Contagem, garantindo reposição integral, sem perdas salariais. “O índice da reposição incide sobre o vencimento básico, a carreira e os benefícios sociais. É importante ressaltar que hoje, na Prefeitura, temos (na ativa, aposentados e pensionistas) um total de 18.847 servidores e todos eles serão beneficiados por essa medida. Mais uma vez, reforçamos nosso compromisso de valorizar, fortalecer e aprimorar o serviço público,” afirmou ela.
Os sindicatos atendidos foram o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação Subsede Contagem (SindUTE), o Sindicato de Engenheiros de Minas Gerais (Senge), o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde Subsede Contagem (SindSaúde) e o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG). Durante o mês de abril, foram realizadas reuniões internas, estabelecendo discussões coletivas com as secretarias responsáveis, onde foi feita uma análise das reivindicações apresentadas pelos dirigentes sindicais, buscando formas de atender as demandas dos trabalhadores e ajustá-las à realidade fiscal e orçamentária do município.
Após encerrada essa rodada das negociações com a Copenc, o governo segue em diálogo com as categorias, realizando discussões internas com as pastas responsáveis por analisar os demais apontamentos feitos pelos representantes sindicais. Após o anúncio da proposta de reajuste salarial por parte do executivo, o Projeto de Lei da Recomposição Salarial será enviado à Câmara Municipal de Contagem, nesta terça-feira (6/5) para tramitação e votação, passando por todas as instâncias necessárias.
Estiveram presentes nas reuniões, além dos dirigentes sindicais: o secretário de Governo e Participação Popular, Pedro Amaral; o secretário de Educação, Lindomar Diamantino; o subsecretário de Relações Institucionais, Hamilton Reis; o subsecretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Marco Diniz; a subsecretária de Gestão em Saúde, Karina Taranto; o subsecretário de Finanças Municipais, Marcel Scarpelli; a subsecretária de Contadoria Geral, Edna Diniz, a subsecretária de Recursos Humanos, Érica Mendonça; e o assessor da Secretaria de Administração, Hercules Macedo, dentre outros servidores.