A Prefeitura preparou, para este mês de maio, uma vasta programação para discutir a luta contra o racismo, a intolerância religiosa e as desigualdades raciais no município. A tradicional “Marcha de Enfrentamento ao Racismo e à Intolerância Religiosa” será um dos eventos de destaque de diversos atos que estão sendo executados, em celebração ao mês de enfrentamento ao racismo.
Palestras, celebrações, rodas de conversas e a própria marcha são algumas das atividades da programação. As ações ocorrem até o dia 31 de maio. Os eventos fazem parte do calendário da cidade e são articulados pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial, em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), com as organizações da sociedade civil, Povos e Comunidades Tradicionais e com o Movimento Negro.
De acordo com o superintendente de Política para a Promoção da Igualdade Racial, João Pio, a agenda do Mês de Enfrentamento ao Racismo realizada há mais de uma década na cidade, para além da obrigação legal da sua realização, conforme previsto na lei 4.714/2015, constitui uma das mais importantes agendas na perspectiva de mobilização para essa importante pauta que é o enfrentamento ao racismo e de materialidade da Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial. “Trata-se de um mês com uma série de atividades potentes que promovem as reflexões em diversos cantos da cidade e colocam em pauta a necessidade da luta constante e permanente contra o racismo e seu enfrentamento com ações e políticas públicas que garantam e efetivem os direitos para a população negra e os diversos grupos étnico-raciais discriminados. A Marcha de Enfrentamos ao Racismo e à Intolerância Religiosa é a atividade central do mês e que mobiliza a todos munícipes e a sociedade civil para marchar pela construção de uma Contagem Antirracista e com Equidade”.
Marcha de Enfrentamento ao Racismo e as Intolerâncias Religiosas
A Marcha e o Mês de Enfrentamento ao Racismo ocorrem no município de Contagem há dez anos, sendo o fruto de articulação entre o poder público e a sociedade civil organizada. A 11ª Marcha convoca a todos e todas para a reflexão e a firme tomada de posição, para o enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa.
A Marcha de Enfrentamento ao Racismo acontece desde 2015, e foi instituída pela lei municipal 4.717/2015, e integra as ações estabelecidas pelo Plano Municipal de Política de Promoção da Igualdade Racial (PLAMPIR), Lei 4.812/2016.
É um grande ato público e pedagógico para valorização e a promoção de novos aprendizados, de reforçar os marcos civilizatórios de promoção da paz, da igualdade, da equidade, da diversidade e do respeito. Um acontecimento ímpar que mobiliza as pessoas, no município de Contagem, para passos mais significativos e promoção de ações de provoquem a mudança de posição rumo a um engajamento mais efetivo na luta antirracista, contra a intolerância religiosa e a superação das desigualdades raciais.
A Marcha de Enfrentamento ao Racismo reúne crianças, adolescentes, jovens, profissionais da educação, movimento negro, povos e comunidades tradicionais, sociedade civil organizada e poder público, para a construção de uma sociedade antirracista. Em uma sociedade marcada pelo discurso de ódio e as intolerâncias, este evento promove a convivência, a interação, o cultivo do respeito e valorização dos direitos humanos.
Confira a programação completa:
6/5 (terça) - Plenária COMPIR: Revisão do PLAMPIR, 19h às 21h - Local: Auditório da Prefeitura, Praça Tancredo Neves, 200, Camilo Alves.
7/5 (quarta) - Roda de Conversa: Racismo e Intolerância, organizado por Ilê Asé Egbá Ogum, 20h às 22h - Local: rua VL 11, 219, Nova Contagem.
10/5 (sábado) - Festa de 25 anos CAVOP (Casa de Caridade vovô Pedro de Aruanda), 15h às 20h - Local: rua Moscovita, 168, Carajás.
10 e 11/5 (sábado e domingo) - Festa da Abolição, (10/5, sábado, às 18h, 11/5, domingo, às 16h), organizado por Comunidade Quilombola dos Arturos - Local: Comunidade Quilombola dos Arturos, rua Capelinha, 50, Jardim Vera Cruz II.
15/5 (quinta) - Noite Mineira de Museus e Bibliotecas: O Futuro dos Museus: patrimônio imaterial, juventudes e o uso das novas tecnologias dentro das comunidades, 19h- Local: Casa Nair Mendes, praça Vereador Josias Belém, 1, Centro.
17/5 (sábado) – 11ª Marcha de Enfrentamento ao Racismo e à Intolerância Religiosa. Trajeto: Praça Paulo Pinheiro Chagas até o Espaço Popular do Eldorado, 8h às 11h30.
17/5 (sábado) - Roda de Conversa: O papel da mulher negra no candomblé, organizado por Ilê de Oxum, 14h - Local: av. Adutora Várzea das Flores, 923, Petrolândia.
17 e 18/5 (sábado e domingo) - Festa em Louvor a São Benedito, por Irmandade de Nossa Senhora do Rosário Os Ciriacos, (18/5 às 18h; 19/5 às 10h) - Local: Irmandade de Nossa Senhora do Rosário Os Ciriacos, rua Balneário, 240, Novo Progresso.
18/5 (domingo) - Dia da Bandeira do Haiti, 12h - Local: CSU Amazonas, rua Tiradentes, 2750, Industrial
20/5 (terça) – Reunião do Fórum Governamental de Promoção da Igualdade Racial, 9h às 12h - Local: Centro de Educação Ambiental Vargem das Flores (Parque Gentil Diniz), rua Maria do Carmo Diniz, 141, Nossa Senhora do Carmo.
21/5 (quarta) – Roda de Conversa, 8h às 16h - Local: Colégio Sagrado Coração de Jesus, av. Vila Rica, 587, Inconfidentes.
24/5 (sábado) - Jardim do Sagrado, organizado por Coletivo dos Povos e Comunidades Tradicionais de Contagem, 8h às 12h- Local: Parque Gentil Diniz, rua Maria do Carmo Diniz, 141, Nossa Senhora do Carmo.
27/5 (terça) - Batalha de MC’s, organizado por Batalha da Jabu, 19h - Local: praça Tiradentes, Centro
27/5 (terça) - Mulheres em Movimento II: história e diálogos com as pretas, organizado por Coletivo Ubunto Somos Juntos(as), 19h - Local: rua Francisco Felipe Rodrigues, 107, Jardim Industrial.
28/5 (quarta) – Diálogo virtual: O envelhecer multicultural e as comunidades tradicionais, Plataforma TEAMS, 19h.
31/5 (sábado) – Encontro de Nações em comemoração aos Pretos e Pretas Velhas(os), organizado por Associação Amém dos Orixás, 18h às 21h - Local: praça Nossa Senhora do Rosário (Antiga Unidade 16), Centro.