O Projeto “Camerata Contagem” está com inscrições abertas para as turmas de formação em música clássica voltada à crianças, jovens e adultos do município. O curso é inteiramente gratuito e os interessados podem optar por aprender ou aprofundar o conhecimento em três instrumentos diferentes: violino, flauta doce e viola. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 3352-5321 ou pelo e-mail cultura@contagem.mg.gov.br. As aulas iniciam em fevereiro de 2024
Aos interessados, é válido ressaltar que o processo seletivo é feito por meio de entrevistas e o aceite é condicionado ao número de vagas disponíveis e ao perfil das turmas abertas. Não é necessário nenhum conhecimento prévio, apenas é recomendado que o participante leve o próprio instrumento para as aulas.
A Camerata Contagem é uma realização da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, que surgiu no ano de 2012 como um curso de violino. A iniciativa evoluiu para a Orquestra Camerata Contagem, iniciativa da qual o curso de formação hoje faz parte.
Responsável pelo projeto, o professor de música Daniel Querino destaca que “a iniciativa é importante no sentido de que as pessoas têm chance de ter uma formação. E essa formação permite que elas direcionem seus planos e projetos, além de tocar novos instrumentos e aprender uma cultura diferente”.
Patrícia Carvalho, mãe do aluno de violino Gabriel Felipe, 6, reconheceu a importância do projeto tanto na formação musical, quanto pessoal. “Está sendo um conhecimento incrível para ele. Ele tem procurado as músicas que ele gosta em instrumento, algo próximo da orquestra. Está sendo bem interessante e ele tem gostado muito das aulas”, destacou a mãe do aluno.
As aulas do Projeto “Camerata Contagem” acontecem às segundas-feiras, das 17h40 às 20h40, Fundação de Ensino de Contagem (Funec), e às sextas-feiras, no Parque Gentil Diniz, em dois horários, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Orquestra Camerata de Contagem