No último mês, a administração municipal deu início a requalificação do Parque Sapucaias I, visando renovar o espaço e oferecer um ambiente mais seguro e acolhedor para os moradores e visitantes. As melhorias representam um importante passo para promover o bem-estar da comunidade e a valorização dos espaços públicos.
As intervenções incluem a ampliação da guarita de entrada; a cobertura da quadra e a recuperação de áreas ao redor; reforma completa dos banheiros, da academia, dos passeios; e a revitalização dos quiosques e brinquedos na parte superior do parque.
O morador José Vicente Cordeiro, do bairro Industrial São Luiz, afirmou que a população local sofria vendo o descaso e abandono por mais de dez anos do espaço e por isso, assumiram a responsabilidade de manter a área organizada, realizando mutirões de limpeza, capina e cuidado do local durante os últimos anos.
“O parque estava sofrendo muito com o vandalismo e destruição. E era muito triste vermos esse descaso. Agora, com a revitalização, teremos de volta um ambiente onde será promovida a fraternidade, em vez de violência”, declarou.
José também destacou também que é fundamental a comunidade ajudar a cuidar e manter o parque conservado, para desfrutarem de momentos de lazer e atividades esportivas. “A participação da comunidade é essencial, envolvendo a responsabilidade de manter o local limpo, evitar o descarte inadequado de resíduos, além do respeito pelos animais e pelo meio ambiente”, afirmou.
Segundo a administradora da Regional Petrolândia, Letícia da Penha, a requalificação do Parque Sapucaias I representa mais do que apenas uma melhoria física, é o renascimento de um espaço comunitário muito importante para o bem-estar e qualidade de vida da região. Ela ressaltou que o parque não é apenas um local de lazer, mas um centro de atividades esportivas, de entretenimento e convívio familiar.
"Nosso esforço não se limita à reforma de infraestruturas físicas, estamos também fortalecendo um espaço para relações humanas, cultivando um profundo sentimento de pertencimento e orgulho em nossa comunidade. Estou confiante de que este espaço se tornará um ponto de encontro vibrante e acolhedor para todos", afirmou a administradora.
A secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Thereza Mesquita, reforçou o compromisso da administração municipal com a recuperação e revitalização dos espaços públicos, como praças e parques que foram abandonados durante muito tempo, resgatando esses locais como espaços de encontro, de lazer e de cultura para todos.