08 NOV 2023
DEFESA CIVIL
DEFESA SOCIAL
43 anos: Defesa Civil celebra data com palestras e homenagens aos servidores que compõem o órgão

A Defesa Civil de Contagem comemorou 43 anos, na última terça-feira (07/11). Para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Defesa Social (Seds) preparou um cronograma ao longo do mês, que vai desde palestras sobre as funções do órgão até atividades ao ar livre. A programação inclui, também, homenagens aos servidores que fazem parte do órgão. Na última segunda-feira (06/11), em evento realizado na sede da corporação, eles foram agraciados pelas contribuições para a segurança e o bem-estar dos contagenses ao longo dos anos. Na ocasião, no intuito de abrilhantar a solenidade, a Escola Estadual José da Silva Couto se fez presente representando o bairro Jardim Laguna, região Ressaca.

“Hoje comemoramos 43 anos de criação da Defesa Civil de Contagem. Nesse período, salvar vidas tem sido o compromisso principal de todas as trabalhadoras e trabalhadores que se dedicam ininterruptamente a essa missão. Além da excelência na resposta direta e imediata aos eventos que colocam a vida das pessoas em risco, a Defesa Civil tem construído um trabalho baseado na prevenção a desastres naturais”, comentou a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França.

A Defesa Civil de Contagem tem forte atuação junto às comunidades, principalmente nas áreas de risco. Mantém articulação com 34 núcleos comunitários, formados por membros das comunidades, em que há mulheres e homens comprometidos e que atuam nos momentos mais difíceis, muitas vezes colocando a própria vida em risco para salvar vidas.

“Ao longo desses 43 anos, a Defesa Civil tem trabalhado pelo município de Contagem. Nos últimos dois anos, não tivemos óbitos durante as chuvas na cidade. Isso significa que a instituição traz a necessidade de pensar que qualquer política contra desastres precisa de prevenção, proteção e resposta imediata ao fato”, completou a subsecretária de Proteção e Defesa Civil de Contagem, Ângela Gomes.

Na semana passada, a Defesa Civil entregou ao município o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Plancon) 2023-2024. A entrega oficial deste documento também integra a programação em comemoração ao aniversário do órgão. Nas 265 páginas, o documento destaca cenários e ações efetivas fundamentais para que o município esteja preparado para lidar de forma eficaz e rápida, durante o período chuvoso.

Programação

23/11  - Diplomação dos NUPDEC’s – Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil

Local: Tenda da prefeitura Municipal de Contagem

Seminário Participação Popular e Gestão de Desastres