08 NOV 2023
SERVIÇO
Editais do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC) têm inscrições prorrogadas até 27/11

A Prefeitura de Contagem prorrogou as inscrições para os editais do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem (FMIC), no município. Os interessados podem submeter as propostas até o dia 27 de novembro, apenas de forma on-line, pelo site www.prosas.com.br.

Juntos, os chamamentos públicos somam um valor total de R$400.000,00, que serão destinados a artistas, gestores, produtores e agentes culturais da cidade. O montante do FMIC será distribuído por meio de três editais: Movimenta Imagens - Revelando Contagem; Movimenta Microprojetos Culturais; Movimenta Galerias.

Este é o segundo chamamento público que o FMIC disponibiliza em 2023. No início do ano, o fundo apresentou o edital Movimenta Multilinguagens, que disponibilizou R$1,7 milhão para projetos culturais que valorizassem diversas expressões artísticas e culturais em Contagem.

Ressalta-se que a leitura atenta dos editais é de extrema importância para que o proponente possa se inscrever no chamamento que mais se adequa às atividades culturais que realiza.

Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail fomento@contagem.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3352-5321.

Movimenta Microprojetos Culturais

Este edital tem por objetivo fomentar atividades artístico-culturais no valor de até R$10.000,00, contemplando  agentes culturais que valorizem as mais diversas expressões artísticas e culturais no município. Poderão concorrer pessoas físicas acima de 18 anos e pessoas jurídicas, que sejam residentes/domiciliados ou sediados em Contagem há pelo menos dois anos, com atuação mínima de dois anos na área artística e cultural comprovada por meio de portfólio. Leia o edital completo aqui.

Movimenta Galerias

O objeto deste edital é premiar até 10  propostas expositivas individuais e/ou coletivas de artistas visuais ou produtores culturais de Contagem para ocuparem galerias de espaços culturais de Contagem. Podem participar do processo de seleção, artistas visuais ou produtores culturais acima de 18 anos, com atuação comprovada no segmento, residentes em Contagem há pelo menos dois anos. A comprovação da experiência no setor se dará por meio de portfólio. Leia o edital completo aqui

Movimenta Imagens - Revelando Contagem

Este edital tem o objetivo de premiar até 20 fotografias, que consigam capturar a singularidade de Contagem.As imagens poderão ser registradas por meio de celulares ou câmeras profissionais, com técnica livre. Podem participar do processo de seleção, artistas visuais ou produtores (as) culturais acima de 18 anos, com atuação comprovada no segmento, residentes em Contagem há pelo menos dois anos. Leia o edital completo aqui.
Autor: jornalista Augusto Nascimento / Edição: João Cavalcanti