No próximo dia 30 de agosto, o Hospital Municipal de Contagem (HMC) celebra duas décadas de prestação de serviços à população, desempenhando um papel crucial no atendimento de saúde dos moradores de Contagem e das cidades vizinhas. Um evento especial vai marcar a data, com a presença de autoridades municipais, profissionais de saúde, ex-pacientes e membros da comunidade. A cerimônia celebrará não apenas as realizações do hospital ao longo das duas décadas, mas também honrará os esforços de todos que contribuíram para o sucesso da instituição.
Obra de construção do HMC (foto1), fachada do hospital quando da inauguração há 20 anos (foto 2), e o hospital hoje, em 2023. Fotógrafo: Adelcio Ramos/PMC
A inauguração do HMC, há exatos 20 anos, marcou a melhoria dos serviços de saúde da região, oferecendo uma ampla gama de especialidades médicas, instalações modernas e tecnologia de ponta.
Ao longo dessas duas décadas, o hospital tem expandido seus serviços e ampliado sua capacidade para atender às crescentes necessidades da comunidade. No ano de 2007, o hospital contava com 126 leitos e, atualmente, conta com 312 leitos, sendo 59 deles abertos em 2022, quando foi inaugurada a unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC), visando melhorar o atendimento para os pacientes que buscam o serviço de saúde em Contagem.
Unidade de AVC e novos leitos possibilitar qualificar o atendimento no HMC. Fotos: Luci Sallum e Janine Moraes/PMC
Segundo o secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, a Prefeitura tem investido na qualificação da assistência hospitalar com a compra de equipamentos, melhorias da estrutura, modernização e valorização dos profissionais.
“Os 20 anos do HMC convergem com o momento estratégico do SUS Contagem, com a retomada da gestão na urgência e emergência; os investimentos para melhorar a qualidade de vida no trabalho para os nossos servidores; e também o atendimento dos nossos usuários. Temos muitos desafios a serem superados, mas, principalmente, temos muito que comemorar com este equipamento de saúde tão importante que é o nosso hospital, para o bom funcionamento da rede de saúde em Contagem!”, destacou.
Investimentos na reforma dos centros cirúrgicos e na aquisição de novos equipamentos permitiram melhorar a qualidade dos atendimentos. Fotos: SSA Contagem e Fábio Silva/PMC
Somente em 2022, o HMC realizou mais de 11 mil atendimentos e mais de 5.000 cirurgias eletivas. Adequações na estrutura, investimento em equipamentos médico-hospitalares e qualificação das equipes foram fatores que contribuíram para o aumento dos atendimentos.
Fonoaudióloga do hospital há mais de 11 anos, Carolina Galvão compartilhou suas impressões sobre esses 20 anos. "Tenho um imenso orgulho em fazer parte dessa história. Ao longo dos anos venho assistindo todas as transformações ocorridas no complexo hospitalar e maternidade, mudanças estruturais e assistenciais", disse Carolina.
Expansão
Em 2016, o Hospital Municipal de Contagem deixou de ser uma unidade para se tornar um Complexo Hospitalar. Com a inauguração da maternidade foi possível ampliar a capacidade de atendimento às demandas de urgência da mulher e da criança no município, atualmente contando com 187 leitos e 26 especialidades divididas entre serviços de pediatria, ginecologia/obstetrícia, maternidade e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Complexo Hospitalar de Contagem (foto 1) - Hospital Municipal e Centro Materno Infantil (foto 2). Fotógrafos: Elias Ramos e Adelcio Ramos/PMC
Apenas no ano de 2022, foram realizados mais 60 mil atendimentos no pronto-socorro pediátrico e 1.300 cirurgias eletivas realizadas no CMI. A estrutura integra ainda dez leitos na Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, uma unidade que acompanha gestantes, puérperas e recém-nascidos de risco que demandam atenção diária em serviço de saúde de alta complexidade, sem necessidade da estrutura hospitalar.
Somente no ano passado, foram cerca de 4.000 partos no ano, sendo mais de 2.700 sendo normais, colocando assim o CMI como o 2º lugar em números de partos realizados e menor taxa de cesáreas (31%) em relação às principais maternidades da região. “Tenho apenas elogios e agradecimentos a fazer para os profissionais de saúde que me atenderam no CMI, me deram todo o suporte necessário durante meu parto”, afirmou Vivian de Almeida, que teve seu parto realizado no CHC, em 2022.
Atendimento humanizado
Outro foco do HMC é o acolhimento e atendimento humanizados dos pacientes, que vêm sendo priorizados desde a inauguração do hospital. O grupo de humanização promove diferentes ações que contribuem para o bem-estar e valorização dos pacientes e funcionários presentes na instituição.
Diversos programas têm sido promovidos para humanizar os atendimentos, dentre eles estão grupos de terapia, promoção de arte e cultura, assistência espiritual e religiosa, valorização do profissional e assistência emocional. “É muito importante ver o hospital se preocupar com a gente. O clima hospitalar se torna muito mais leve quando podemos nos distrair", afirmou Maria Eugênia, acompanhante de um paciente do complexo.
A responsável pelos projetos de humanização do HMC, Rejane Luzia, que trabalha no hospital desde sua inauguração, expressou sua satisfação e reforçou a importância da humanização para o HMC.
“Com a humanização hospitalar veio a visita ampliada com direito ao acompanhante, brinquedoteca, ambiência, todos os dispositivos que permitiram criar ações em busca da produção de saúde vinculadas ao atendimento com qualidade, o respeito, a empatia e o ato de fazer a diferença”, disse Rejane.
De acordo com Elônio Stefanelli, que trabalha no HMC desde 2006, é muito importante fazer parte dos 20 anos da instituição e relembrar os momentos que ele viveu na sua jornada no hospital. “Tenho amor a este hospital e a tudo que ele representa em minha vida. Situações marcantes foram fortemente impactadas pelas atividades desenvolvidas no HMC. Vivenciei a implementação de diversas melhorias e isso faz parte de mim, fico muito feliz de participar desses 20 anos do HMC”, ressaltou Elônio.
De olho no futuro
Enquanto celebra suas conquistas passadas, o Hospital Municipal de Contagem também está olhando para o futuro. Planos de expansão, aprimoramento de tecnologias médicas e fortalecimento das parcerias com instituições de pesquisa estão entre as estratégias para continuar a oferecer cuidados de saúde excepcionais nos próximos anos.
Para o diretor do HMC, Eduardo Pena, afirmou que, nestes 20 anos de serviços prestados, o Hospital Municipal de Contagem está comprometido com a superação, graças à dedicação de inúmeros profissionais que fizeram da instituição uma referência para a microrregião de Contagem.
“Reconhecemos a importância do trabalho desempenhado, miramos na excelência e estamos buscando investir em modernização e expansão para continuar prestando assistência de qualidade, não apenas na estrutura do Hospital Municipal, mas em toda a rede de urgência e emergência em saúde na cidade, vital para a melhoria da qualidade de vida de nossa comunidade", afirmou Eduardo.