Na última quinta-feira (17/8), em reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS), os conselheiros puderam conhecer o projeto de qualificação e ampliação da Atenção Primária à Saúde (APS), que pretende revolucionar o SUS Contagem. O convênio com o Ministério da Saúde prevê ampliação do horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com seis equipes de Saúde da Família (ESF), das 7h às 22h, e das demais, com menos equipes, das 7h às 19h.
O secretário Municipal de Saúde, Fabrício Simões, apresentou o projeto e explicou que além do funcionamento de todas as unidades aos sábados, será feita a redução do número de população de referência por equipe, o que permitirá mais agilidade e melhor atendimento. Também será oferecido atendimento de especialidades médicas como cardiologista, geriatra, endocrinologista, entre outras.
No plano de ampliação, o número de equipes de saúde da família do município passará de 146 para 327, de 46 equipes de saúde bucal para 157, de 519 agentes comunitários de saúde para 957 e a criação de 28 equipes multiprofissionais. A estratégia de fortalecimento da APS objetiva o equilíbrio da rede de saúde em todos os níveis, diminuindo a pressão assistencial nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), por meio da promoção à saúde no cuidado primário.
Simões destacou que a gestão está organizando as ações preparatórias para implantação do programa. “Poucos municípios têm condição de aceitar esse desafio. É uma proposta que converge com o tamanho da nossa cidade, para sermos inovadores na gestão de saúde desse país. O governo está trabalhando junto para alcançar o objetivo”, pontuou.
A conselheira local do Distrito Eldorado, Maria de Fátima Silvestre, afirmou que a cidadania participativa é essencial na implementação de um projeto como este, e que ficou muito feliz com o avanço na rede de saúde do município. “Gostei muito da apresentação, foi muito transparente. A gestão realmente está com um desafio que vai servir de referência para o estado de Minas Gerais. Então, nós enquanto participação popular, precisamos apoiar e ajudar nesse processo de construção tão importante”, destacou.
O presidente do conselho, Marcos Moura, ressaltou a expectativa do Conselho Municipal de Saúde. “Esperamos um futuro ainda mais promissor, em que os profissionais de saúde se consolidem no município e que os usuários recebam cada dia mais atendimento humanizado com vínculo com os profissionais”.
Após a apresentação, o secretário de Saúde esclareceu os questionamentos dos presentes, e afirmou que é uma oportunidade ímpar de fazer história dentro do Sistema Único de Saúde do país. “Obrigado pelo espaço, o apoio do Conselho Municipal de Saúde é fundamental nesse processo”, finalizou.
Clique e confira a galeria de fotos. Fotógrafo: Ricardo Lima/PMC