Com o objetivo de intensificar as ações de vacinação e de elevar a cobertura vacinal da população infantil, a Prefeitura de Contagem iniciou, nesta quarta-feira (23/4), a imunização na comunidade escolar. A vacinação faz parte de uma ação integrada entre Ministério da Saúde e Ministério da Educação.
Na primeira etapa, a campanha pretende levar, aos centros municipais de educação infantil (cemeis), as vacinas contra Influenza (gripe) e as de rotina, como febre amarela, tríplice viral, tríplice bacteriana, entre outros imunizantes, para atualização das cadernetas de vacinação conforme calendário vacinal. A mobilização envolve 46 cemeis e 11.642 alunos da educação infantil. Posteriormente, as demais as escolas municipais e estaduais também serão incluídas no cronograma da campanha.
O secretário de Saúde de Contagem, Fabrício Simões, ressalta a relevância da ação. “Nosso objetivo é garantir que as nossas crianças estejam protegidas contra diversas doenças. Por isso, estamos começando a vacinação pelos cemeis”.
Para ser imunizado, o aluno deve apresentar autorização dos pais e/ou responsáveis por escrito. O termo de autorização é enviado pela instituição de ensino no dia anterior à visita dos profissionais de saúde. Além dos estudantes, a comunidade escolar também está apta a receber os imunizantes.
Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe)
Além desta ação em escolas, a vacina contra a Influenza (gripe) está disponível em 47 salas de vacinação do município desde o dia 2/4. A vacinação contra a Influenza é uma ação anual que visa reduzir a incidência de complicações respiratórias graves e hospitalizações durante a temporada de gripe. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a partir de agora, o imunizante contra influenza faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de seis meses a menores de seis anos de idade, idosos e gestantes. Além disso, a vacinação também ocorrerá como estratégia especial para os grupos prioritários (profissionais de saúde, professores, PCDs, doentes crônicos, povos indígenas, quilombolas, entre outros).
As salas funcionam de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Algumas das 8h às 16h, outras das 8h às 18h, e o posto do Big Shopping, das 13h30 às 20h30.
CLIQUE AQUI e veja os endereços das salas de vacinação.