A prática de atividades físicas regulares é essencial para a saúde e o bem-estar das pessoas. Em Contagem, cerca de 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) possuem grupos de atividade física, com o objetivo de incentivar hábitos saudáveis, melhorar a qualidade de vida e reduzir as doenças crônicas não transmissíveis. Além dos grupos de atividade física, o SUS Contagem, também, conta com grupos que realizam prática corporal com a técnica do lian gong em 18 terapias.
Essa técnica é ofertada em 20 locais, entre UBSs e outros espaços dos territórios. Todas essas iniciativas têm gerado mudanças significativas na vida dos usuários. No mês de março, os grupos alcançaram mais de três mil participações.
No bairro Jardim Eldorado, desde outubro do ano passado, cerca de 20 pessoas participam regularmente do grupo de atividade física promovido pela UBS Jardim Eldorado. Os encontros têm alcançado resultados positivos, como aumento da mobilidade, resistência muscular e até redução de sintomas de depressão. “Temos um caso em que uma pessoa saiu de um quadro de depressão graças à atividade física. E há também o aspecto social. Muitos idosos ficavam isolados em casa, sem conversar com ninguém. Aqui eles têm um espaço para socializar, se distrair e cuidar da saúde”, explica o profissional de educação física Guilherme Nhimi, responsável pelas aulas na UBS.
Para muitos usuários, a participação no grupo tem sido um divisor de águas. É o caso de Geraldo Batista, que notou melhorias significativas em sua qualidade de vida. “Eu tinha as pernas pesadas. Agora, estou dormindo melhor e mais disposto. Até na igreja, onde minhas pernas tremiam, isso não acontece mais. Estou muito melhor”, afirma.
Além de benefícios para a saúde física, o grupo também está ajudando os participantes a melhorarem a saúde mental. Sebastiana Castro, conta que conseguiu reduzir o uso de medicamentos desde que começou a participar do grupo. “Quando cheguei aqui, estava muito deprimida. Hoje estou bem melhor, graças a Deus. Aqui a gente dá muita gargalhada e se diverte bastante”, relata.
Maria Lúcia Fernandes, outra participante, elogiou a equipe e os benefícios das atividades. “O grupo é maravilhoso. Estou melhor em tudo, física e mentalmente. A nossa unidade de saúde não é boa, é ótima. O nosso professor é maravilhoso”, conta com entusiasmo. Para participar dos grupos, é necessário que o usuário esteja em acompanhamento na sua Unidade Básica de Saúde de referência. Informe-se.
O projeto segue reforçando o papel da Atenção Primária de Saúde na promoção da saúde integral, incentivando o movimento, o cuidado e a convivência comunitária. Foto: Fábio Silva/PMC