Nesta semana, de 27 a 30 de julho, cinco residentes do Hospital Municipal de Contagem (HMC) participam do prestigiado 35º Congresso Brasileiro de Cirurgia(CBC), em Florianópolis, Santa Catarina. O evento é um dos mais importantes da área médica no país e reúne profissionais e estudantes para trocar conhecimentos, apresentar trabalhos e discutir avanços na área cirúrgica.
Os residentes de cirurgia geral que estão representando o hospital São João Victor Assunção são Lucas Maciel, Bruno Lopes, Bernardo Gontijo e Matheus Siuves. Cada um deles está em diferentes anos de especialização, com João Victor no 1º ano; Lucas Maciel e Bruno Lopes no 2º; e Bernardo Gontijo e Matheus Siuves no 3º ano de Cirurgia Geral.
O destaque desses profissionais é o resultado de um trabalho árduo realizado sob a supervisão de cirurgiões preceptores altamente qualificados: Ricardo Gontijo, Rodrigo Melo, Leonardo Lage e Daniel Caixeta. “Essa parceria entre residentes e preceptores têm proporcionado nosso aprimoramento técnico e científico na área da cirurgia, sem eles seria impossível que as novas gerações de residentes pudessem ganhar experiência para se formarem cirurgiões e atuarem na área”, disse o residente do 3º ano de cirurgia geral do HMC, Bernardo Gontijo.
Bernardo ainda reforçou que a estrutura fornecida pelo Hospital Municipal permite oferecer o tratamento ideal para diversas patologias cirúrgicas, sejam elas cotidianas ou mais complexas, eletivas ou urgências. “O HMC atua com equipe cirúrgica altamente capacitada e comprometida com o tratamento dos pacientes e uma infraestrutura à altura para oferecermos cura, conforto, bem-estar e saúde à população de Contagem e região”, afirmou Bernardo.
De acordo com Bernardo, os trabalhos apresentados pelos residentes abordam diversas temáticas relevantes para a cirurgia geral. Confira os trabalhos apresentados pelo grupo do HMC:
1. Tratamento de Cisto de Colédoco: O trabalho apresentou o relato de um jovem de 19 anos com essa patologia rara, que consiste na dilatação do canal que comunica o fígado ao intestino para envio da bile. O tratamento cirúrgico é necessário o mais breve possível para evitar uma transformação maligna.
2. Correção de hérnia incisional por técnica de transposição peritônio-aponeurótica longitudinal bilateral: mostra uma técnica cirúrgica de correção de hérnia incisional descrita pelo médico Alcino Lázaro, um cirurgião mineiro de destaque no cenário nacional e internacional ,que iniciou o programa de residência médica no HMC. Essa técnica é reproduzida pelos médicos Bartolomeu Barroso e Leonardo Lage, cirurgiões que foram diretamente alunos do médico e hoje tem passado essa técnica para as novas gerações de cirurgiões em formação.
3. Tratamento de intussuscepção gastrojejunal: traz um relato sobre o caso de um homem que sofreu uma complicação grave e rara após retirada parcial do estômago em outro serviço e procurou nosso pronto atendimento.
4. Tratamento de íleo biliar: apresenta o caso de um homem que evoluiu com uma complicação rara de pedra na vesícula, a qual perfurou a parede da vesícula e ficou impactada no intestino. Ele precisou de tratamento de urgência. Infelizmente, devido à pandemia, a fila para realização de cirurgias de vesícula ficou com demanda reprimida e muitas complicações tem ocorrido nos últimos anos. Hoje, felizmente, temos conseguido operar cerca de 10 casos por semana para alívio dessa fila. Uma parceria entre a Prefeitura, SSA e a equipe cirúrgica que tem tido muito sucesso. Adquirimos novo material para a realização da cirurgia, temos agilizado as consultas pré-operatórias e a realização do risco cirúrgico e nossa agenda já está com marcações até setembro.
5. Correção de lesão de via biliar: descreve o caso de uma mulher que realizou uma colecistectomia videolaparoscopica (retirada da vesícula biliar) em outra instituição mas que sofreu uma complicação complexa e grave e foi necessária abordagem pela nossa equipe para correção da lesão.
Segundo Bernardo, os estudos e trabalhos realizados servem de incentivo ao estudo e pesquisa do que há de melhor e mais novo nos diversos tratamentos cirúrgicos. “Isso contribui para com que a população esteja sempre sendo tratada da forma mais eficaz possível, aumentando nossas taxas de sucesso nos procedimentos. Com alegria e orgulho afirmamos que todos os pacientes que inspiraram esses trabalhos hoje se encontram em casa com as suas queixas resolvidas”, ressaltou Bernardo.
Com o encerramento do congresso previsto para o dia 30 de julho, o grupo, além de carregar o nome do Hospital Municipal de Contagem para um congresso de grande importância para atualização das novas técnicas cirúrgicas com estudos e experiências de equipes do Brasil e do mundo, esperam que o evento seja uma oportunidade de contribuir com a comunidade científica através do trabalho realizado no hospital e atrair possíveis futuros investimentos e atenção para a instituição.