Na última sexta-feira (23/6), mobilizadores da Limpeza Urbana realizaram uma blitz educacional na praça Silviano Brandão, na Sede. A ação, que faz parte do Programa “Contagem Mais Limpa”, promoveu a conscientização e participação ativa dos cidadãos na preservação da cidade, visando a deixá-la mais limpa e sustentável.
A blitz educacional é uma das várias estratégias adotadas pelo governo para alcançar o objetivo de envolver a população nas medidas de cuidado com a cidade, abordando motoristas e pedestres que circulam pelo município, levando informação e orientação sobre os resíduos que geram.
Durante toda a manhã, os mobilizadores ficaram em frente aos semáforos entregando materiais educativos, expondo bandeiras e faixas, enquanto também conversavam com os pedestres que passavam pelas calçadas. Já no período da tarde, as equipes percorreram as proximidades do bairro, dialogando com moradores e comerciantes, apresentando o Programa “Contagem Mais Limpa” e conscientizando sobre os problemas relacionados à limpeza urbana na cidade. O momento foi oportuno para trazer informações e orientações, além de tirar dúvidas sobre o cronograma de capina, os ecopontos mais próximos, além de esclarecer sobre os dias da coleta convencional e seletiva.
Cerca de 15 pessoas, em sua maioria técnicos da Subsecretaria de Saneamento e Serviços Urbanos, com o apoio dos agentes de trânsito da Transcon e equipe da Administração Regional Sede, atuaram como mobilizadores da blitz educacional. As ações começaram no dia 5 de junho, dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, e têm a intenção de percorrer todas as oito regionais de Contagem.
Nilma Pena, diretora de Saneamento e Mobilização, destacou que “a blitz educacional e as abordagens feitas por meio dela são formas ativas de promover a participação da população que recebe os serviços públicos de limpeza urbana, para que todos façam a sua parte na manutenção de uma cidade limpa e saudável”.
Segundo ela, a mobilização tem sido bem recebida pelas pessoas, inclusive pelos comerciantes. “Levar a informação para propiciar uma sensibilização sobre a importância da limpeza urbana é fundamental para o engajamento de todos”.
Diretora de Coleta e servidora envolvida no Programa “Contagem Mais Limpa”, Marluce Frederico, estava presente no evento e pontuou que a mobilização social é a fase mais importante da prestação dos serviços de limpeza urbana. “É por meio do diálogo com a população que é possível esclarecer dúvidas e incentivar o compromisso com a adesão e utilização correta dos serviços oferecidos”, disse.
Durante a blitz educacional, a utilização de bandeiras, faixas e a entrega de materiais educativos são importantes instrumentos de mobilização e divulgação, que têm um papel importante de envolver a população. “A bandeira é uma forma de chamar a atenção para a ação, despertando o interesse das pessoas. Com essa atração para o evento, inserimos todos no processo de conscientização, orientando-os sobre a correta disposição dos resíduos sólidos, evitando problemas como acúmulo de lixo nas calçadas e dificuldades na coleta. Para manter a cidade limpa e facilitar o trabalho das equipes, é preciso garantir que a população aprenda a destinar corretamente os resíduos”, salientou Ester Alves, gerente de Mobilização Social da Limpeza Urbana.
O Programa “Contagem Mais Limpa” dará continuidade às ações de conscientização e educação para a limpeza urbana. Estão previstas ações pontuais que trabalharão em conjunto com as atividades de fiscalização, monitorando áreas de descarte irregular de resíduos sólidos, locais próximos aos ecopontos e orientando os comerciantes sobre a correta separação dos resíduos, além de acompanhar os serviços de remoções manuais e mecanizadas em locais de difícil acesso. Se, após as intervenções de mobilização social, os descartes irregulares acontecerem, a fiscalização atuará com notificações para que os responsáveis sejam autuados.
O Programa
O Programa "Contagem Mais Limpa", conforme o decreto municipal Nº 336, de 05 de outubro de 2021, tem como finalidade promover a gestão compartilhada com a sociedade civil para a manutenção de forma regular e efetiva dos serviços de limpeza urbana, visando a otimização dos recursos, a universalização do atendimento e a inclusão sócio produtiva, tendo como base o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).
O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semobs) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio das subsecretarias de Saneamento e Serviços Urbanos e superintendência de Planejamento em Resíduos Sólidos, respectivamente, tendo como pilares o atendimento à legislação, diagnóstico, planejamento, monitoramento e universalização dos serviços e principalmente a participação da população.
A princípio, os projetos desenvolvidos no programa são: mobilização social e educação ambiental para a limpeza da cidade, monitoramento e fiscalização na prestação dos serviços e ação da população, requalificação dos ecopontos, valorização dos servidores, inclusão sócio produtiva de catadores de materiais recicláveis e ponto limpo, ponto verde.
Todos os serviços como coleta convencional, capina, roçada, varrição, ecopontos e operação do aterro sanitário, já são realizados regularmente em todas as regiões da cidade e serão intensificados.
Colaboração de Lucas Costa