Os moradores do bairro Fonte Grande, mais especificamente aqueles que residem no encontro das ruas São Rafael e Teófilo Otoni, ficarão mais tranquilos e seguros. A Prefeitura de Contagem, atendendo a um pedido de emergência solicitado por eles, está executando reforço na contenção de um barranco, que deslizou recentemente, devido às chuvas fortes no final de dezembro e início de janeiro. De acordo com a programação da empresa contratada para realizar o serviço, a intervenção, que engloba, também, obras de drenagem e estabilização de talude, tem previsão de ser finalizada no final de abril.
“Primeiramente temos que buscar dar a segurança aos moradores, reforçando a encosta da obra, estabilizar e compor o talude erodido. As fortes chuvas recentes prejudicaram muito o terreno e fizeram com que agilizássemos a obra, que já estava prevista dentro do nosso planejamento”, destacou o engenheiro responsável pela obra, Ailton Paulo.
Inicialmente foi retirado todo o lixo depositado no local, uma reclamação recorrente dos próprios moradores. Em seguida, passou a ser executada uma fundação de pedra - chamada enrocamento - e, na sequência, será feita a construção de um muro de seis metros de altura e um muro de gabião, também conhecido como muro de peso.
De acordo com Ailton Paulo, o projeto prevê, ainda, um reaterro e outras obras complementares, como plantio de grama, instalação de guarda-corpo, recomposição de muro e drenagem. Todo o processo vai não apenas estabilizar o talude erodido, mas também criar um sentimento de segurança dos pedestres, evita-se o descarte irregular de lixo e promove a proteção das residências e a rua de possíveis deslizamentos.
Moradores pedem a colaboração de quem mora na região para não jogar lixo no local, pois o mesmo prejudica o escoamento da água e contribui com os deslizamentos
Foto: Ailton Paulo/PMC, no dia do início da obra
Morador da rua São Rafael, Elias Antônio ressaltou que há pessoas que utilizam o local como bota-fora, descartando lixo de forma irregular, o que prejudica o escoamento da água. “A água, se não passa por onde precisa, vai encontrar um outro caminho, que é o que provocou esse problema no talude, que acabou descendo e o terreno, cedendo. Agradecemos a atenção da Prefeitura e tenho a certeza que a situação dos moradores vai melhorar bastante, com o sentimento de segurança”, destacou ele, cuja família está na região desde 1962.
Crédina Chaves de Oliveira, conhecida como Keka, que há 60 anos mora na rua São Rafael, destacou que “caso a intervenção não acontecesse logo, havia o risco de a situação ficar bem pior”. Emanuel Messias, também morador há décadas na região, ressaltou que, “ultimamente o período chuvoso traz muita insegurança para quem mora perto desse barranco. Agradecemos a Prefeitura, que está agindo e permitindo que voltemos a sentir segurança dentro de nossas residências.
* Com a colaboração de Lucas Costa