Sonho antigo dos moradores do bairro Novo Progresso, as obras de macrodrenagem atingiram 97% de execução e entraram na reta final dos trabalhos. Em fase de finalização, com entrega prevista para março de 2026, as intervenções feitas nas doze ruas contempladas já contribuem, de forma significativa, para a redução dos alagamentos e demais efeitos das chuvas. Trata-se da implantação de aproximadamente 40 km de infraestrutura de drenagem para o escoamento das águas pluviais, um investimento de R$ 12,2 milhões, beneficiando diretamente cerca de 2.582 famílias.
A nova rede de drenagem do bairro vem para resolver um problema histórico da região, que sofria, há muitos anos, com problemas em decorrência das chuvas, situação que ia se agravando com a impermeabilização do solo, fruto da ocupação desordenada da região. A obra está sendo monitorada por uma comissão de moradores, garantindo transparência e diálogo com a comunidade. Foram contempladas as ruas Expedicionários, Castelo Nuevo, General Clark, Alvimar Carneiro, Cruzeiro do Sul, Dr. Mariano de Oliveira, Tenente Serpa, Belmiro Cruz, Dr. Antônio Aleixo, General Mascarenhas, Leni Amaral e Monsenhor João Martins.
“Os benefícios de uma rede de macrodrenagem como esta impactam não somente a vida dos moradores locais,
mas também de quem precisa transitar pelo bairro em dias de chuva. É um investimento que reforça o compromisso
da atual gestão em garantir mais segurança, tranquilidade e qualidade de vida para os contagenses”.
Subsecretário de Obras de Contagem, João Gustavo Lacerda
Para a implantação da drenagem nas ruas do bairro Novo Progresso foram instaladas diversas bocas de lobo, poços de visita e caixas de passagem, ligadas à uma rede de manilhas com diâmetros que variam entre 400mm, 600mm, 800mm, 1000mm e 1200mm, de acordo com a necessidade identificada a partir de estudos técnicos. Foi feita, ainda, a construção de um trecho com duas linhas de 30m de galerias retangulares, no terreno da Copasa, para funcionar como reservatório de contenção em períodos de chuvas mais intensas.
Mesmo não sendo contemplada no projeto original, foi feita uma ampliação da rede de drenagem da rua Dr. Antônio Aleixo, até a travessia da rua Cruzeiro do Sul, com o objetivo de eliminar o ponto de alagamento naquela região. Com isso, as intervenções, que devem ser entregues em breve, estarão ainda mais adequadas às necessidades dos moradores do bairro.
A advogada Karla Luciana Alves, moradora da rua General Clark, no bairro Novo Progresso, vem sentindo as benfeitorias das obras de drenagem. Segundo a moradora, a empresa responsável pelas obras vem tirando dúvidas de quem mora no entorno e realizando pequenos reparos necessários. "Estamos muito ansiosos para a conclusão da da obra, nosso bairro precisava muito de uma intervenção na drenagem pois todo ano alaga, e já estamos sentindo avanço esse ano', comemorou.









