Seguindo o princípio do diálogo e de uma administração participativa, que ouve as necessidades da população, a Prefeitura de Contagem definiu, no ano passado, as obras prioritárias a serem executadas em cada região, em 2023. A iniciativa se deu via conselhos regionais, nas oito regiões da cidade. A decisão foi por meio do voto popular e R$15 milhões foram destinados para atender as demandas. Na região Riacho, já foram executadas e concluídas duas destas intervenções: uma no Conjunto Habitacional Lemp e uma no bairro Monte Castelo.
O administrador da Regional Riacho, José Rodrigues, acredita que essa é uma grande iniciativa para a inclusão direta da população nas decisões tomadas pela gestão. “Desta forma buscamos atender o problema que é latente no dia a dia do cidadão, gerando mais qualidade de vida e uma cidade mais feliz”.
Por meio de reuniões com o Nupdec Lemp e com a Comissão de Moradores do Monte Castelo, as demandas foram apresentadas pela primeira vez. As propostas foram levadas aos conselheiros, pela Administração da Regional Riacho. Eles votaram pela utilização do recurso e incluíram as intervenções como prioritárias.
No Conjunto Habitacional Lemp existia um problema na rede de drenagem pluvial, as manilhas não tinham capacidade suficiente para suportar a quantidade de água acumulada entre as ruas D e Vera Cruz, o que trazia transtornos para os moradores e quem transitava na região.
Moradora do habitacional, Vanuza Gonçalves, explicou que o pedido pela intervenção no local é antigo. “Eu estive ativamente participando de reuniões e sempre solicitando essa obra aqui no beco, porque no período de chuvas a água chega a entrar dentro da casa dos moradores e causa um transtorno enorme. Finalmente, este serviço foi realizado”.
O subsecretário de Obras, Jaci Cota, explicou que foi realizada a substituição das manilhas, a instalação de uma nova boca de lobo com maior capacidade de captação de água, a recomposição do passeio e a pavimentação de toda a extensão do beco. “Com essas intervenções os alagamentos e erosões serão evitados”.
Já no bairro Monte Castelo foi realizada a desobstrução da rede de drenagem e a troca integral de todas as bocas de lobo da rua Itapemirim, uma intervenção que também visa a diminuição dos transtornos enfrentados durante o período de chuvas. “Foram instalados equipamentos novos, substituindo os antigos, que já estavam desgastados por conta do tempo”, informou Jaci Cota.
No total a Prefeitura executará 75 pequenas intervenções pela cidade, atendendo às demandas da população nas oito regiões, por meio do Programa “Pequenas Intervenções, Grandes Soluções”.