“Quero que saibam que podem contar com a gente (a Prefeitura de Contagem) com todo o nosso investimento para promover essa expansão. Então, em nome desse cidadão que é metropolitano e não é mais de uma cidade é que temos que integrar. Da nossa parte todo esforço será nesse sentido de integrar”, assim a prefeita Marília Campos sinalizou ao Ceo do Metrô Minas, Guilherme Martins, e ao diretor técnico da empresa, Paulo Coelho, a disponibilidade de Contagem de fazer esforços para levar o metrô para atender a mais pessoas, levando a linha 1 até a região do bairro Cinco.
Durante o encontro promovido pela Prefeitura de Contagem na tarde desta quinta-feira (22/6), durante cerca de 1h30, os representantes do Metrô BH falaram sobre o plano de expansão da empresa com a expansão da linha 1 (Eldorado/Vilarinho) até o bairro Novo Eldorado. De acordo com eles, as obras estão programadas para começar em abril/2024 após o período de chuvas. Além desta obra, o grupo Comporte, vencedora do leilão de privatização, vai construir também a linha 2 ligando Calafate - Barreiro.
No que diz respeito a Contagem, a prefeita Marília Campos explicitou o interesse em levar a linha 1 para além do Novo Eldorado, chegando à região do bairro Cinco para potencializar a Estação Terminal Sede dentro do Sistema Integrado de Mobilidade (Sim) que está sendo construída nenhum local.
“A gente está mostrando a empresa as potencialidades que o município tem e que podem ser aproveitadas. A gente entende que ali (Terminal Sede - bairro Cinco) temos a possibilidade de ampliar mais e promover uma interação entre os dois sistemas de transporte. É uma primeira conversa que estamos tendo e serão fornecidos todos os elementos para que possamos estudar e avançar na questão.” destaque.
“Para eles (Metrô BH), essa operação é boa porque eles vão ganhar mais passageiros, vindo de Nova Contagem, Betim, Esmeraldas e nós vamos atender uma demanda grande. Sem conta que para nós torna-se importante, pois a medida que você tem um metrô que vai até dentro de um distrito industrial, ele amplia a potencialidade do desenvolvimento econômico da região”, explicou o presidente da Transcon, Sant Clair Schmiett Terres. Segundo Terres, somente Nova Contagem tem entre 80 e 100 mil habitantes que fariam uso desse sistema Sim-Metrô. O Terminal Sede que está sendo erguido na região terá capacidade para 40 mil passageiros/dia. Only no sistema municipal de transporte transitam 90 mil pessoas/dia, segundo dados da Transcon.
O CEO do Metrô BH, Guilherme Martins, viu com bastante interesse os apontamentos feitos pela prefeita e pela equipe. “Faz todo sentido. A matriz de transporte priorizando o metrô é muito mais racional, pois desafoga avenidas e outros corredores de transporte.”
No início desta semana, a prefeita Marília Campos reuniu-se com o secretário de Infraestrutura (Seinfra), Pedro Bruno, na Cidade Administrativa. Na ocasião, entre outras pautas permanecentes, ela defendeu justamente que a linha 1 do metrô seja puxada até o entroncamento da avenida João César de Oliveira com a Via Expressa.