Em comemoração à Semana do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Prefeitura realizou, na sexta-feira (2/6), um abraço simbólico com estudantes das redes municipal e estadual de ensino, na orla da Lagoa dos Bombeiros (antiga Lagoa do Praia Clube), para celebrar o início dos trabalhos de recuperação ambiental da área.
Cerca de 250 estudantes das escolas Municipal Geraldo Basílio Ramos e Estadual Nair Mendes Moreira, além de representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estiveram presentes. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Regional Sede e grupos escoteiros do Distrito Metropolitano (Ar Padre Eustáquio, Vicente Coronel Vicente Torres, Uirapuru e Alferes Tiradentes) também foram ao local.
Para a estudante Amanda Machado Barbosa, participar desse abraço simbólico é fundamental, pois é preciso mostrar, desde cedo, a importância da educação ambiental e das ações que contribuem para cuidar do meio ambiente e da cidade.
“Cada vez mais é importante que a educação ambiental seja promovida para que nós, estudantes, as crianças e todos, de forma geral, tenham consciência de que é preciso cuidar da natureza, do espaço que vivemos e da sustentabilidade tanto da nossa cidade, quanto do planeta”, declarou.
Segundo o superintendente de Fiscalização Ambiental, Eric Machado, o abraço simboliza o início dos trabalhos de recuperação da lagoa e a previsão é que a despoluição do local atinja um patamar importante em cerca de três anos.
O superintendente salientou que a iniciativa é o resultado do trabalho do Grupo de Mobilização e Educação Ambiental de Vargem das Flores que discute ações em prol da bacia e região. Devido à importância da lagoa, o Corpo de Bombeiros foi convidado a integrar o grupo.
“Estamos promovendo a ação na Semana do Meio Ambiente com o intuito de mostrar que é possível recuperar a lagoa, que vem recebendo esgoto das casas do entorno e outros materiais, seguindo o mesmo modelo de trabalho que realizamos no Córrego das Acácias, no parque Gentil Diniz. Serão realizados estudos que irão analisar essa microbacia e pensar a melhor forma de fazer a recuperação dela”.
O programa de despoluição da Lagoa dos Bombeiros irá trabalhar em várias frentes, sendo uma das principais, o desassoreamento em algumas partes, além da realização de mobilização com os moradores da região. A partir disso, será feita uma ligação na rede de esgoto da Copasa, começando, assim, um processo de despoluição permanente.
A Copasa, em parceria com os órgãos públicos municipais, fará uma análise e diagnóstico na rede existente, o que irá facilitar os trabalhos, orientando a necessidade de realizar obras, de implantação de uma nova rede de ligação, ou outra solução.
O major Rafael Neves Cosendey, do Corpo de Bombeiros, afirmou que trata-se do início de uma parceria entre órgãos de meio ambiente e de parceiros que buscam a sustentabilidade e a proteção ambiental. Contudo, é importante, também, o esforço da comunidade local, a fim de ajudar que a lagoa seja totalmente despoluída e fique disponível, ainda, para uso da população.
“Oitenta por cento desse espaço é uma área ambiental, com a lagoa e mata de preservação. Para nós, é obrigação do Corpo de Bombeiros cuidar e buscar melhorias para esse lugar, que é um tesouro para o município de Contagem, e, até mesmo, para nosso estado. Temos pela frente um desafio grande, mas com um potencial enorme de conseguir requalificar toda essa área”, finalizou.