O Castramóvel de Contagem chegou, hoje (5/6), à região do Ressaca, onde ficará pelas próximas três semanas, atendendo às demandas por castração de cães e gatos. O ônibus totalmente adaptado e equipado para o procedimento está estacionado na Pracinha da Cultura, localizada na rua Magnólia, 100, bairro Arvoredo I.
A iniciativa integra as ações da Prefeitura de construir em Contagem mais políticas públicas em prol dos animais. São elas que estabelecem diretrizes e regulamentações, além de uma fiscalização adequada, que busca o combate às práticas cruéis de tutores ou pessoas irresponsáveis, garantindo dignidade aos animais.
A Prefeitura tem se empenhado para ampliar os serviços de castração de cães e gatos. O castramóvel é parte integrante desse serviço e possui um papel importantíssimo na realização da diminuição dos animais que estão à espera da esterilização.
Castração
A castração traz uma série de benefícios, tanto para os animais quanto para a sociedade, já que, além de contribuir para o controle populacional de cães e gatos, ajuda a reduzir a reprodução descontrolada, diminuindo o número de animais abandonados nas ruas e possíveis problemas de saúde pública.
O castramóvel funciona às segundas, quartas e sextas-feiras, com 20 atendimentos por dia, sendo dez pela manhã e dez à tarde, priorizando as áreas com maior número de cadastro de animais da população de baixa renda e em situação de vulnerabilidade.
Os atendimentos são por meio do cadastro, realizado previamente no site da Prefeitura, portanto é necessário que a população faça o cadastro pelo link http://castracao.contagem.mg.gov.br/. Para aqueles que já possuem o cadastro, basta aguardar o contato da equipe responsável.
O objetivo é que, até no final das três semanas em que o ônibus estará na regional, sejam realizadas 180 castrações em cães e gatos da região que fizeram o cadastro no site anteriormente.
O equipamento é uma parceria da Prefeitura de Contagem com a OSC Projeto de Vida e a próxima região a receber o serviço será a Nacional (26/6 a 14/7). O recurso utilizado veio por meio de uma emenda impositiva do ex-vereador Carlin Moura, no valor de R$ 1 milhão, sendo R$ 500 mil em 2023 e o restante para o ano de 2024.