Neste sábado (27/5) e domingo (28/5), Contagem vai receber o “Magia do Cinema”, projeto que tem por objetivos difundir a produção do cinema e a linguagem cinematográfica junto às populações do interior, e contribuir para a democratização do acesso aos bens culturais, criando espaços e oportunidades alternativas para sua difusão. Ele já passou por seis cidades e três Estados antes de chegar à cidade, onde encerra sua terceira temporada. O projeto esteve em Sabará, Vespasiano e Itaúna, em Minas; Osasco e Sumaré, em São Paulo; e Feira de Santana, na Bahia.
Além das exibições, todas noturnas, pela manhã, o “Magia do Cinema” traz oficinas de fotografia para públicos diversos, de crianças e adolescentes a idosos, de modo a obter um painel amplo da visão que os habitantes do lugar têm da sua comunidade. O projeto também visa registrar, em vídeo, depoimentos dos moradores das cidades onde ele ocorre, por meio de documentários produzidos com antecedência, que são exibidos em praça pública, antes das sessões de cinema.
Com isso, o projeto contribui para divulgar e promover a cultura regional, apresentada segundo a vivência pessoal dos próprios habitantes das comunidades, uma vez que os documentários são disponibilizados para as emissoras educativas, culturais e comunitárias, e pela internet.
De acordo com o produtor, Rangel Moreira, “trata-se de dois dias de muitas descontração e variedades, com ações que visam um público variado, que queira participar das atividades propostas e que queiram ter novas experiências”. Para ele, “é importante a participação das pessoas, dos jovens aos adultos, pois tudo é uma forma de aguçar a curiosidade, além de ser, também, um aprendizado”.
O “Magia do Cinema” é uma realização da Muito Mais Promoções, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, com o patrocínio da Belgo Arames e da Fundação ArcelorMittal, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o apoio da Prefeitura de Contagem.
Cada sessão conta com a exibição de um documentário produzido pela equipe do projeto e dirigido por Inácio Neves sobre a cidade, além de um curta e um longa-metragem. Toda a programação é gratuita, incluindo a distribuição de pipoca, antes e durante as sessões de cinema.
No sábado (27/5), o Magia do Cinema realiza a oficina de fotografia logo cedo, das 8 às 12 horas, na Funec, em Nova Contagem (rua VC4, 777). A sessão de cinema na Praça do Coreto, localizada na rua VP-1, está marcada para às 19h.
No dia seguinte (28/5), o “Magia do Cinema” encerra sua terceira edição, com a realização de oficina de fotografia, também de 8 às 12 horas, no Parque Ecopedagógico, na Av. das Nascentes nº 2, Parque São João, Eldorado. A população poderá acompanhar o cinema gratuito às 19h, no mesmo local.
Confira, abaixo, a programação do evento:
Sábado (27/5)
- Documentário da Cidade
- Tratado de Liligrafia - Curta de Frederico Pinto (35 min)
- Sing - Quem canta seus males espanta, longa-metragem, com direção de Garth Jennings (1h e 48 min).
Domingo (28/5)
- Documentário da Cidade
- A menina espantalho - curta de Cássio Pereira dos Santos (13 min)
- O parque dos sonhos - longa-metragem dirigido por Dylan Brown (1h e 26 min).