A atenção especializada do SUS Contagem ganha mais um avanço com a aquisição de novos equipamentos de Ultrassonografia e Raio-X Digital. Os aparelhos já estão em funcionamento nos centros de Atenção Especializada Iria Diniz e Ressaca. A nova tecnologia garante mais agilidade e qualidade no serviço prestado, pois o usuário já consegue ter o laudo dos exames anexados no seu prontuário, podendo ser acessado via internet.
Na manhã de quarta-feira (5/4), a prefeita Marília Campos, acompanhada de gestores, realizou uma visita no Centro de Atenção Especializada (CAE) Iria Diniz, verificando o atendimento após a modernização.
Ao todo, foram adquiridos um Raio-X com recurso federal, viabilizado, em articulação do Conselho Municipal de Saúde (CMS), no valor de cerca de R$ 723 mil, além de dois aparelhos de ultrassom, com proveniente de emenda parlamentar da vereadora Moara Saboia, avaliados em R$ 262 mil. Um dos aparelhos de ultrassonografia ficará no Centro de Atenção Especializada (CAE) Ressaca.
Desde a aquisição dos equipamentos são realizados cerca de mil exames de radiografia e quatrocentos de ultrassonografias por mês no CAE Iria Diniz. Já no CAE Ressaca, 180 ultrassons são feitos mensalmente. “Essa é mais uma entrega. Ter um equipamento descentralizado, para facilitar o acesso da população, promove mais saúde”, destacou a prefeita.
Segunda a médica radiologista do CAE Iria Diniz, o aparelho de Raio-X adquirido é moderno e tecnológico, o que qualifica ainda mais a assistência prestada.“É importante dar ao usuário a qualidade do serviço e agilidade na resolução de seu problema. Aqui a gente faz as imagens radiográficas, dá o laudo para o usuário e ele tem acesso via internet pelo Sistema Viver”, contou.
A contagense Maria do Carmo Moreira, que realizou radiografia nesta manhã, avaliou positivamente as melhorias na rede de saúde do município. “Gostei do atendimento e do equipamento. Sabemos que há coisas a serem feitas e estamos vendo avanços, o que é muito bom. A sala ficou ótima e o aparelho é novinho.”, pontuou.
Conforme explicou o diretor de apoio e diagnóstico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Alisson Souza, o serviço de Raio-X do município é feito de forma complementar na rede privada. “Esta aquisição dá uma segurança de estabilidade de oferta do serviço”, frisou.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Marcos José Dias Moura, afirmou que esse avanço é fruto da luta da população junto ao conselho e à gestão. “Houve um esforço muito grande para a chegada desse material”, disse. Ele ainda ressaltou que “um ponto muito importante que nós percebemos nesse aparelho é o cuidado com o meio ambiente, uma vez que não há mais revelador sendo utilizado”.
Para realização dos exames, que são previamente agendados, o paciente deve ser encaminhado pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência ou Atenção Especializada.
“Cada dia é uma conquista, fruto de um trabalho em equipe, seguindo a diretriz do nosso governo. Estou muito feliz com essa conquista.”, concluiu Marília Campos.