Em Contagem, muitas vidas foram salvas durante a pandemia de Covid-19 no antigo hospital Santa Helena, na região do Eldorado, por meio da parceria da Prefeitura com a Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (FHSFA). A FHSFA administrava o hospital destinado a receber pacientes que precisavam de internação e, após o período mais crítico, com a redução dos casos graves da doença, passou a realizar cirurgias eletivas no município. O contrato firmado entre os dois órgãos se encerrou no último dia 31 de março. Desde o início, em julho de 2021, foram realizados mais de 4.000 atendimentos de pacientes com Covid-19 e 649 cirurgias.
Durante os 20 meses de contrato com a FHSFA foram investidos R$76,5 milhões, uma média de R$3,8 milhões por mês. Cerca de 1.600 pacientes com suspeita de Covid foram atendidos pela fundação. A média de permanência na UTI dos pacientes graves foi de quatro dias, abaixo da média estadual de seis dias dos hospitais com o mesmo perfil e a do CTI foi de seis dias, sendo a estadual oito dias. Foi possível também a ampliação do acesso aos leitos de internação de enfermaria e terapia intensiva para pacientes com demandas clínicas diversas, durante este período. Foram realizadas 1007 consultas para risco cirúrgico, 872 consultas de pré-operatório, 659 de pós-operatório, além das cirurgias.
Segundo a prefeita Marília Campos, houve um trabalho muito intenso, de integração de equipes que marca a história positivamente. “Nós não estamos aqui para nos despedir, mas apenas para fazer uma avaliação de um trabalho que é muito reconhecido por nós e por toda a cidade. Faço meu agradecimento, pois foi uma disponibilidade importante no momento emergencial”.
Marília ressaltou que em outras cidades, há a rede municipal de saúde, tem hospital filantrópico, hospital particular, enquanto Contagem possui uma rede municipal com uma população muito dependente do SUS. “Nós não vivemos as mesmas demandas da época da pandemia, mas nós temos uma sobrecarga nos nossos equipamentos muito grande. A Prefeitura hoje investe quase 30% de aplicação no SUS. O dobro daquilo que é previsto constitucionalmente. Estamos trabalhando muito para entregar mais saúde para a população”, disse.
O secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, deixou as portas abertas para uma futura parceria. “Encontramos bons parceiros e conseguimos avançar, virar uma página conturbada para o nosso município e chegar aqui hoje e poder fazer essa reflexão positiva. Quero deixar um agradecimento mais que especial a todo o grupo São Francisco, todos os projetos que foram planejados, foram colocados em prática e quem ganhou com isso, sem dúvida alguma, foi a população de Contagem”, afirmou.
“Nós agradecemos, gostaríamos de continuar em Contagem e tenho certeza que outras oportunidades virão. São projetos que a gente tem sonhado junto e que ainda vamos executar. E também nesse período de urgência, a gente já teve essa experiência que foi muito valiosa dos dois lados para ver o que conseguimos fazer”, finalizou o superintendente geral do Complexo Hospitalar da FHSFA, o médico Helder Yankous.
Participaram da solenidade a superintendente de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Karina Taranto; a superintendente de Serviço Hospitalar da FHSFA, Adriana de Souza Melo; a presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Maria José Pinto; os vereadores Alex Chiodi, presidente da Câmara Municipal, e Ronaldo Babão.
Clique e confira as fotos.