“Uma construção coletiva excelente”, assim os conselheiros regionais que participaram do curso “Sistema de Participação em Contagem”, promovido pela Prefeitura de Contagem em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), definiram a iniciativa. Os 329 conselheiros e conselheiras receberam o certificado na última quarta-feira (29/3), em cerimônia realizada no Campus da PUC Minas/Contagem.
O evento contou com a participação do professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o cientista político, Leonardo Avritzer, e da doutora em Ciência Política pela UFMG, a pesquisadora e gestora do Projeto de Democracia Participativa da instituição, Priscila Zanandrez, e do vice-prefeito Ricardo Faria, que foi representando a prefeita Marília Campos.
“Essa é uma noite especial, porque fechamos um ciclo positivo. Hoje os conselheiros regionais que passaram pelo curso de formação saem daqui com os certificados, mais do que isso, saem mais preparados para a participação cidadã, a participação democrática”, afirmou o vice-prefeito.
Foi com essa percepção de sentir-se mais preparada para a participação cidadã, que a conselheira Regional Eldorado, a professora aposentada, Sofia de Fátima Ribeiro de Morais, recebeu o certificado. “Hoje me sinto mais feliz por finalizar uma etapa importante de minha formação cidadã. O curso foi excelente. Fiquei muito feliz de participar dessa construção coletiva com pessoas tão bem preparadas. Eu penso que o maior legado é o diálogo e que vou poder contribuir mais e melhor para nossa cidade.”
A colega de curso e também conselheira da Regional Petrolândia, Maria Neides Abreu, destacou que a participação abriu novos horizontes para o aprofundamento das discussões que envolvem o município. “Foi uma experiência muito positiva para mim e penso também para os meus colegas. Saímos com mais conhecimento e também mais ávidos por contribuir para a resolução dos problemas da nossa cidade”.
O curso oferecido de forma híbrida, presencial e remoto, foi ministrado em duas fases, que contaram com seminários, além das nove disciplinas com carga horária total de 200 horas. Durante a primeira fase, os participantes foram imersos no módulo “Participação e Sistemas de Participação” concluído em junho de 2022. A segunda fase da capacitação ocorreu de julho a dezembro de 2022, quando foi realizado o módulo “Desafios da Participação no Brasil”.
Com a formação oferecida, os 329 conselheiros regionais puderam compreender melhor os conceitos de participação e de sistema de participação, bem como sua importância no interior da democracia e na participação popular como eixo fundamental para construção de uma cidade mais democrática. Os participantes também puderam compreender o município de Contagem, com suas regionais, e a importância do território para a democracia e a vida cidadã.
A iniciativa da Prefeitura é balizada na importância da participação popular, enquanto política pública transversal, para o elo de construção coletiva e democrática. Valorizar e fortalecer os conselhos, bem como incentivar a participação nas várias instâncias de forma a promover a transparência e publicização das ações do governo.
CLIQUE AQUI E ACESSE A GALERIA DE FOTOS