Aconteceu na sexta-feira (7/2), a primeira reunião geral da Secretaria de Governo e Participação Popular. O momento foi de abordar assuntos atribuídos à secretaria, com o alinhamento das estratégias para a nova gestão. A prefeita de Contagem, Marília Campos, falou sobre a responsabilidade da secretaria, uma vez que além de cuidar de toda a relação política com a Câmara Municipal, preservando a autonomia dos poderes, ela também tem um papel estratégico de coordenar todo o processo participativo do governo e as oito administrações regionais. “Penso muito sobre isso, porque acho que temos que ter um processo na cidade no qual as pessoas construam a cidadania. Isso é fundamental! Quando criamos uma política de participação popular, em que as pessoas lutam, se organizam, representam as suas comunidades e, por essa razão, conquistam direitos, desenvolvemos isso nelas, o sentimento de cidadania e pertencimento”, diz Marília.
Além disso, ela deu ênfase ao Programa de “Melhoria de Vilas e Favelas”, algo inédito que está sendo implementado no município, por meio das ações da Secretaria de Governo. “Chegando nas vilas e favelas, conseguiremos dar visibilidade e estabelecer uma relação na qual eles irão reconhecer: agora eles estão olhando para a gente, agora a gente decide, agora teremos prioridade nesse governo. Então, eu estou muito orgulhosa desse processo inovador em Contagem,” declarou a prefeita.
O secretário municipal de Governo e Participação Popular, Pedro Amaral, reiterou a importância da relação direta que as regionais mantêm com a comunidade local, sendo a voz da Prefeitura em cada parte do território.
Destacou também a importância de reconhecer tudo que já foi feito, frisando a implementação de um processo de participação popular inovador. “Muitas vezes não temos dimensão do que fizemos em Contagem na política de participação popular, mas, não existe hoje, no Brasil, nenhuma experiência de participação popular como a que executamos. Isso é fruto de um trabalho coletivo que nós fizemos e, se nós já fizemos tanto, ainda tem muito que podemos fazer. O que fizemos que deu certo, iremos continuar, mas temos uma série de novos desafios. Temos a obrigação de fazer o que precisa ser feito”, afirmou ele, que entregou aos administradores regionais um relatório das principais realizações da Segov no mandato de 2021 a 2024
Regionais
A subsecretária de Administração Regional e Participação Popular, Michele Caldeira, falou da proximidade das regionais com a comunidade, o que garante um processo de participação popular ainda mais abrangente, uma vez que, se a população conhece o que está sendo feito na cidade, sabe como buscar por melhorias e como fazer parte das decisões que interferem diretamente no local em que vivem. “Responder pela Prefeitura nas administrações regionais é um desafio muito grande, mas enriquecedor. Porque cada administrador regional e servidor aqui tem de conhecer quais são as demandas, o que a população mais necessita. Se a gente quer fazer política pública, temos que sair do nosso lugar de comodismo, se queremos ouvir a população, temos que estar onde a população está, e temos feito isso com excelência. Quero agradecer a equipe pelo que já foi feito e continuar contando com cada um de vocês para fazermos ainda mais”, ressaltou Michele.
Diálogo com o legislativo
Discutiu-se também, durante a reunião, a importância de um diálogo transparente e claro com os integrantes da Câmara. Os vereadores Daniel do Irineu e Adriana Souza estiveram presentes no evento. Como líder e vice-líder de governo, respectivamente, na Câmara Municipal de Contagem, eles reforçaram o compromisso com o governo da prefeita Marília Campos, sendo o ponto central de diálogo do Poder Executivo com o Poder Legislativo, representando e tratando os interesses da gestão pública.
O subsecretário de Relações Institucionais, Hamilton Reis, evidenciou sobre como tem sido a construção da relação com a nova composição da Câmara. “Conversamos com aqueles que foram escolhidos pela população, o que, por vezes, significa que estamos lidando com os diferentes. Não estamos, necessariamente, dialogando com aqueles que pensam igual a nós, mas existe uma coisa em comum, todos têm interesse em fazer de Contagem uma cidade melhor”, disse Hamilton.
O evento teve a presença da equipe técnica da Secretaria de Governo e Participação Popular, além dos oito administradores regionais e de cerca de 160 servidores. Ao fim da reunião, com os alinhamentos e estratégias apresentadas para essa nova gestão, a prefeita Marília Campos expressou o desejo de institucionalizar vários feitos alcançados pelo governo, fazendo deles políticas públicas permanentes, tornando-os um compromisso com a cidade. “Se trabalharmos essa política executada pela secretaria de governo por mais quatro anos, inclusive institucionalizando o processo de participação popular, as conquistas da população não serão conquistas de apenas um governo, serão conquistas de Estado. É isso que temos que passar de geração em geração,” conclui.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos