Sempre atenta às necessidades da população e conferindo de perto as obras já iniciadas, a prefeita de Contagem, Marília Campos, visitou a obra do Cemei Mundo Maior, no bairro Tijuca, neste sábado (8/2). O prédio de enorme valor afetivo para a comunidade está passando por uma reforma para ser um espaço dedicado à Educação Infantil de mais de 300 crianças. A reforma que contou com um investimento de R$ 3 milhões está transformando o local em um espaço com mais conforto, acessibilidade e segurança, tanto para os alunos quanto para os professores e servidores.
Com previsão de entrega para agosto próximo, no aniversário de Contagem, a obra já está com 70% concluída. Antes da reforma, o Centro Municipal de Educação Infantil atendia a 223 alunos de 2 a 5 anos. Agora ele vai receber mais de 300 crianças, já que está sendo ampliado.
As melhorias incluem a troca do telhado, reforma da cozinha, depósito e área externa, além de uma pintura completa. O Cemei também está recebendo investimentos em acessibilidade, com a construção de uma nova plataforma elevatória e escada. O auditório está recebendo intervenções e será instalado um elevador para facilitar a acessibilidade ao prédio.
Durante a visita, a prefeita Marília Campos destacou que as melhorias fazem parte de um esforço maior para melhorar a infraestrutura das escolas e Cemeis. “Desde 2021, já reformamos 38 unidades, construímos seis novos Cemeis e investimos mais de R$ 55 milhões para oferecer espaços mais adequados para o aprendizado das nossas crianças”.
Mais do que construir prédios, Marília Campos afirmou aos presentes que a ‘‘educação de qualidade passa também por um ambiente bem estruturado, seguro e acolhedor. É isso que estamos construindo em Contagem: escolas mais preparadas para o presente e para o futuro dos nossos alunos”.
O secretário municipal de Educação, Lindomar Diamantino, afirmou que “o Mundo Maior está sendo preparado para ser um Cemei importante da região. Tem todo valor afetivo para a comunidade. É um sentimento muito forte. Estamos deixando o auditório, que serve de encontro para a comunidade, para manifestações, para festas, para reuniões, muito bonito. Será um espaço com cadeiras para que a comunidade aqui do Tijuca possa se confraternizar, promover festas, formaturas”.
Para a moradora do bairro Estrela Dalva, Maria da Conceição Alves Silva, 71 anos, a reforma do prédio frequentado por ela e pelos filhos e filhas é um sonho. Ela espera ver os bisnetos também frequentando a escola. “Meus netos estudaram nessa escola. A gente trazia os meninos aqui e íamos trabalhar em outra escola. Eles ficavam o dia todo, almoçavam, chegavam em casa jantados, era só tomar banho e ir dormir. Estou amando essa obra. Até as formaturas da escola Van Cleber eram feitas neste salão”, relembra ela.
O prédio onde funcionava o Cemei Mundo Maior foi adquirido pela atual gestão, que desenvolveu um projeto de revitalização. Enquanto as obras acontecem, as 220 crianças matriculadas na unidade estão tendo aulas no salão da Igreja Santíssima Trindade, da paróquia do Verbo Divino, que fica a 300 metros da unidade.
Estavam presentes ao evento o vice-prefeito Ricardo Faria, o administrador da região do Nacional, Jorge Ibrahim, o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Rômulo Perilli, o secretário de Educação, Lindomar Diamantino, e o vereador Rodrigo do Posto.