No início do ano letivo de 2026, as crianças e estudantes da rede municipal de educação de Contagem contarão com uma equipe reforçada nas escolas. A Prefeitura Municipal promoveu a posse de 800 educadores, aprovados no concurso público 01/2023. São vagas reais que irão fortalecer o processo pedagógico das escolas municipais e dos centros municipais de Educação Infantil (Cemeis). A chegada dos novos educadores também reforça a valorização e o vínculo dos servidores com a comunidade escolar.
Entre os dias 21 e 23 de janeiro, os profissionais estiveram na Secretaria Municipal de Educação (Seduc) onde realizaram a escolha de vagas, ou seja, escolheram as escolas onde vão trabalhar a partir do início de fevereiro. Uma dessas educadoras foi a pedagoga Elizangela Avelino Vieira, que está muito feliz em começar o trabalho na Escola Municipal Walter Fausto do Amaral, no Nacional.
“É um sonho realizado. Eu trabalho na Prefeitura desde 2009, como contratada. Estou muito satisfeita e agradecida por ter conseguido essa vaga. Deu tudo certinho, encaixou no horário que eu precisava, da forma que eu e minha família sempre almejamos e sonhamos”.
Também pedagoga, Bárbara Amorim vai atuar no Cemei Cora Coralina, no Petrolândia. “Minhas expectativas são as melhores possíveis. Eu já trabalho na rede (de Contagem) desde 2019, como contrato e agora vou ser efetiva. Então, estou muito feliz!”, comemorou.
Regiane Santos já trabalha como efetiva da rede municipal de Contagem, aprovada como PEB I no concurso público de 2008. Agora, aprovada no concurso de 2023 para o segundo cargo, também para o cargo de PEB I, escolheu a E.M. Padre Joaquim de Souza e Silva, no Ressaca. A escolha se deu tanto pela proximidade com sua casa quanto pelo projeto pedagógico da unidade. “É uma comunidade que eu conheço, uma escola que eu gosto, que eu conheço, e que tem uma história na região”.
.jpg)
A professora Regiane Santos escolheu a E.M. Padre Joaquim Souza e Silva para recomeçar a carreira, agora atuando na educação infantil - Foto: Selena Souza/PMC
Para Regiane, a chamada para tomar posse no concurso foi um verdadeiro “presente de Natal” no fim de ano. “A gente está em uma cidade que se preocupa com educação, e saber que eu vou poder fazer parte disso é uma felicidade incrível. Não deixa de ser um recomeço, pois a maior parte do tempo que eu atuei em Contagem foi como professora alfabetizadora e agora estou entrando na educação infantil, com muita esperança de que tudo vai dar certo, de poder estar junto com os estudantes e ajudar a educação no município a crescer”.
Vagas
As 800 vagas são destinadas para: auxiliar de biblioteca escolar (10); secretário escolar (23); professor peb 1 (355); professor de educação infantil - pei (44); pedagogo (72); professores peb 2 de artes (65); ciências (3); educação física (67); ensino religioso (25); geografia (1); história (3); inglês (71); matemática (42); e português (19).
Vale destacar que o concurso 01/23 foi regionalizado, ou seja, os candidatos decidiram em qual das oito regiões atuar. Todas as vagas disponíveis serão preenchidas, sendo que a região Vargem das Flores será a que vai receber mais profissionais (170); seguida pela Sede (130); Ressaca (103); Nacional (85); Petrolândia (83); Eldorado (70); Riacho (28); e Industrial (11).
Outras 120 vagas serão de listagem ampla, ou seja, quando o número de candidatos aprovados em determinada região for esgotado e ainda houver vagas disponíveis, serão convocados os candidatos melhor classificados de outras regiões, que poderão ocupar o cargo se assim desejarem.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos.









