Contagem celebrou, na noite desta segunda-feira (15/12), um momento histórico para a democracia participativa do município: a posse dos conselhos regionais. O evento, realizado no Hotel Actuall, reuniu mais de mil pessoas para prestigiar a participação popular e o fortalecimento do diálogo entre a população e o poder público, marcando o encerramento de um amplo processo eleitoral que mobilizou mais de oito mil moradores nas oito regiões da cidade e registrou cerca de 47 mil votos.
Eleitos para representar seus territórios e estabelecer um contato direto com a Prefeitura sobre as demandas prioritárias das comunidades onde vivem, os 825 conselheiros empossados atuarão no biênio 2025–2027. Nesse período, participarão de reuniões bimestrais para discutir a implementação de políticas públicas em seus bairros, indicar e deliberar sobre intervenções e obras, além de articular melhorias na prestação dos serviços públicos. Durante a cerimônia, receberam crachás, certificados e camisas, símbolos que reforçam a identidade dos conselhos regionais e empoderam o papel das lideranças comunitárias na construção de uma cidade mais participativa
O terceiro mandato deles inicia-se com uma nova composição que ampliou o número de conselheiros e contemplou todas as microrregiões da cidade, fortalecendo a representatividade dos diversos segmentos da sociedade civil e materializando a pluralidade de vozes, interesses e realidades que compõem Contagem.
A prefeita de Contagem, Marília Campos, destacou o papel estratégico dos conselheiros e conselheiras eleitos em cada território como pilares da democracia, ressaltando a importância de consolidar a participação popular como um instrumento permanente de escuta e decisão, fundamental para garantir políticas públicas transparentes, orientadas pelo bem coletivo e voltadas para beneficiar a maioria da população.
“Vivemos um tempo diferente, em que a política deixou de beneficiar poucos e passou a ser feita de forma mais justa e universal, para quem mais precisa e para o maior número de pessoas. Por isso, eu preciso da voz e da luta de vocês. São vocês que conhecem a realidade de cada território e me orientam sobre o que deve ser feito. Não é possível fazer tudo ao mesmo tempo, então precisamos fazer escolhas. E essas escolhas devem priorizar quem mais precisa e beneficiar o maior número de pessoas.
Nesse processo, vocês têm um papel fundamental, apontando e ajudando a definir quais são as ações prioritárias em cada região.
Parabéns conselheiros e conselheiras! Viva Contagem e viva a participação popular!”
Prefeita Marília Campos

Mais de 800 conselheiros regionais irão contribuir com a gestão municipal na deliberação de serviços e obras prioritárias nos próximos dois anos. Fotos: Adelcio Ramos/PMC
Para o secretário-Geral do município, Pedro Amaral, a posse representou a afirmação da força e da grandeza da política de participação popular implementada pelo governo. “Foram realizadas 72 reuniões nas microrregiões ao longo de quase dois meses, garantindo que tanto o processo eleitoral quanto os representantes escolhidos refletissem, o máximo possível, a realidade de Contagem. Ver este auditório hoje, com mais de mil pessoas, é a prova de que a população não apenas acolheu a proposta do governo, mas que também acredita que o Conselho Regional e a participação popular são instrumentos capazes de transformar e melhorar a vida de quem vive na cidade”, destacou.
Também estiveram presentes no evento o deputado federal Newton Júnior; a subsecretária de Administração Regional e Participação Popular, Michele Caldeira; o presidente da Câmara Municipal Bruno Barreiro e os vereadores Carol do Teteco, Adriana Souza, Moara Sabóia, Silvinha Dudu, Didi, Adilson Lamounier e Arnaldo de Oliveira; além dos oito administradores regionais e de integrantes da equipe de governo da Prefeitura.
Histórias que constroem a democracia
Letícia da Penha, conselheira eleita da regiao Riacho e homenageada da noite pelo seu histórico com a participação popular, emocionou-se ao relembrar sua trajetória política e reafirmou seu compromisso com a luta por mais qualidade de vida para toda a população de Contagem. “Tenho uma trajetória nos poderes Legislativo e Executivo, onde atuei como vereadora, superintendente da Secretaria de Governo e administradora regional. Hoje, estou aqui representando a sociedade civil, como a conselheira mais votada de todo o processo. Isso não me torna mais importante do que nenhum outro conselheiro, mas me traz ainda mais responsabilidade para representar cada pessoa que confiou e votou em mim. Por isso, sigo ainda mais forte na luta por uma cidade mais justa e mais feliz, agora como integrante do conselho”, destacou.
Assim como Letícia, o conselheiro do Nacional, Geraldo Pereira, comoveu-se ao falar do significado de representar o bairro onde mora há mais de 50 anos. “Estou em Contagem desde 1952, cresci, batalhei e vivi praticamente toda minha vida aqui. Posso dizer que, realmente, a cidade hoje é outra, atraindo investimentos, se consolidando cada vez mais como uma cidade grande, mas sem deixar de ser um lugar acolhedor. Acho que a participação popular tem grande papel nisso, porque faz com que a gente se sinta pertencente e feliz. Tenho orgulho de ser morador e, agora, conselheiro de Contagem.”
A conselheira regional Sede, Geovanna Ventura, afirmou que são momentos como esses que dão significado à luta coletiva para fazer de Contagem não só mais uma cidade metropolitana, mas uma cidade acolhedora e que valoriza a vida de seus moradores. “Essa foi uma noite de grandes emoções. O quão bom é ver tantos jovens, mulheres, idosos focados em não só fazer uma mera participação, mas atuar ativamente para construir uma cidade que acolhe, escuta e avança junto com a população, mostrando a força que cada um tem para contribuir com a construção de um futuro melhor,” finalizou.

Os conselheiros receberam crachás, certificados e camisas, símbolos que reforçam a identidade e o papel dos conselhos. Fotos: Adelcio Ramos/PMC









