Na sexta-feira (8/2), foram diplomados pela prefeita de Contagem, Marília Campos, 226 novos diretores e vice-diretores das escolas da rede municipal de educação e da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), eleitos pela comunidade escolar para o triênio 2025-2027.
Este é mais um novo ciclo para a educação de Contagem que reforça o compromisso com a gestão democrática, a participação popular e a construção de uma educação forte e transformadora.
O evento também contou com o anúncio de ações que vão auxiliar os educadores na rotina escolar: a criação dos cargos de vice-direção nas escolas infantis (Cemeis) e a volta dos articuladores nos territórios, junto com as administrações regionais.
Os diretores e vice-diretores foram eleitos pela comunidade escolar. O processo eleitoral contou com estudantes, famílias e profissionais da educação, garantindo o compromisso das unidades escolares com o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Na ocasião, foram apresentadas as diretrizes do Plano de Educação do governo, com a ampliação de novas vagas para crianças de 1 a 5 anos, que contou com a construção de novos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), melhorias na infraestrutura escolar, investimentos em tecnologia, políticas de amparo ao estudante e a criança e de inclusão, além do Programa “Escola Viva”, com unidades em tempo integral e atividades culturais, pedagógicas e esportivas, a valorização do educador, dentre outros benefícios.
Marília Campos informou que o projeto para os cargos de vice-diretor para a Educação Infantil será enviado em breve à Câmara Municipal. Sobre os articuladores de território, Marília reforçou a importância das escolas terem "integração com os equipamentos da assistência social, da saúde e das secretarias de forma geral".
Ao parabenizar os dirigentes eleitos, afirmou que a liderança deles, em parceria com a Prefeitura, é essencial. "O desafio de construir uma educação mais acessível e de qualidade é um desafio de todos e de todas e, é por isso, que a gente quer aprofundar o diálogo com nossos servidores para construirmos uma educação de qualidade em Contagem", disse.
O secretário de Educação, Lindomar Diamantino, parabenizou os dirigentes e ressaltou a parceria com a Secretaria de Educação (Seduc). "Desde que começamos, tenho ido às escolas. Me deixou muito feliz o compromisso dos dirigentes com a educação, não apenas pelo preparo das escolas, mas pela relação de parceria com a Seduc. Teremos muitos desafios e, com essa parceria e diálogo, vamos construir uma educação democrática, plural, diversa e de qualidade social".
A presidenta da Funec, Telma Fernanda Ribeiro, apontou o compromisso da Prefeitura com o processo democrático de escolha de dirigentes em Contagem. "Nosso compromisso de construir uma educação de qualidade social, o compromisso de cada unidade, de cada escola, e de nós, da gestão, com esse pilar democrático para a educação em Contagem".
Dirigentes eleitos
O clima entre os dirigentes eleitos era de orgulho e satisfação pela eleição e também de motivação pelos desafios que se apresentam no cotidiano das escolas no próximo triênio.
Carla Mara, diretora do Cemei Confisco, que atende 160 crianças de 3 a 5 anos, destacou o "compromisso, transparência e diálogo", que vão pautar sua gestão. "A nossa razão de existir são as nossas crianças. Me orgulho muito de fazer parte dessa história".
Cristiane Reis é diretora da E.M. Machado de Assis, que atende 1.011 estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, destacou sobre a escolha democrática dos dirigentes. "Muito orgulho e alegria por representar a escola. Só foi possível pelo apoio e confiança de meus colegas e da comunidade escolar".
O diretor da Funec Nova Contagem, Odilon Silva, apontou a continuidade na busca pela excelência. A unidade atende mais de 200 estudantes do ensino médio regular. "Estamos confiantes nessa gestão e queremos continuar oferecendo uma educação de qualidade e a busca pela excelência".
Ércia Beltrão, diretora do Cemei Icaivera, que atende 210 crianças de 4 e 5 anos, estava muito orgulhosa. "Muito feliz. O acolhimento e o cuidado que a Seduc e a Prefeitura demonstram com a gente é muito bom".
A diretora do Cemei Bernardo Monteiro, Lucinea Gonçalves, era secretária escolar e se lançou no desafio da gestão da unidade, que atende 150 crianças de 2 e 3 anos. "É um desafio diário, um grande aprendizado. Sempre me envolvi com toda a escola, me identifico com as crianças e com a comunidade".
Luciana Gody assumiu a direção da Funec Centec, sua primeira experiência como diretora. "É uma grande expectativa. Fui aluna da Funec e poder fazer a diferença como diretora agora é uma grande oportunidade pra mim. Sei do meu propósito na educação e são os desafios que nos movem". O Centec atende 625 estudantes.
O vice-diretor da Funec inconfidentes, Wasley Gonçalves, avaliou os novos desafios da gestão. A unidade atende 580 estudantes. "Os novos desafios são os novos comportamentos, as novas tecnologias, os novos caminhos que a sociedade tem tomado. A educação movimenta como a vida".
Em sua primeira experiência como diretor de escola, o pedagogo Leonardo Sales, da E.M. Carlos Drummond de Andrade (CAIC Riacho), tem grande expectativa para os próximos anos à frente de 690 jovens de 4 anos ao 9º ano do ensino fundamental. "Tem muita coisa para fazer, para aprender. Enquanto professor eu vi que tinha alguns desafios que só podia enfrentar enquanto professor. Foi muito bom ser abraçado pela comunidade".
Victor Rios foi eleito para a direção da E.M. Padre Joaquim de Sousa Silva, com 600 estudantes da Educação Infantil ao 9º ano. "Expectativa está a mil, estamos conhecendo a comunidade, entendendo o trabalho da direção. O apoio das famílias, valida o nosso trabalho".
Durante a cerimônia também foi anunciada a nova subsecretária de Políticas da Educação Básica da Seduc, Esther Barbosa, escolhida por meio de processo seletivo.
Também estiveram presentes ao evento o vice-prefeito Ricardo Faria e os vereadores Adriana Souza, Arnaldo de Oliveira, Tia Keyla, Carol do Teteco e Pedro Luiz.