A participação popular em Contagem segue avançando como política pública e instrumento essencial de cidadania. Após um processo eleitoral marcado por recorde de votação, os 826 conselheiros regionais eleitos para o biênio 2025–2027 tomarão posse em uma cerimônia que reafirma o compromisso da gestão participativa. O evento acontecerá na próxima segunda-feira (15/12), às 18h30 no Hotel Actuall, localizado no bairro Jardim Riacho das Pedras.
Considerando a parceria já estabelecida entre o governo federal e a Prefeitura de Contagem, o ministro de Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, foi convidado para prestigiar o evento, além de outras autoridades da instância federal e estadual, destacando o reconhecimento da política de participação popular de Contagem no cenário nacional.
A posse encerra o processo eleitoral composto por 72 plenárias, realizadas entre os meses de outubro e novembro deste ano, nas quais 8.489 moradores participaram para eleger seus representantes, somando mais de 47 mil votos, que fortaleceram as vozes dos territórios do município. A nova composição dos conselhos, ampliada e mais diversa, entra em exercício para levar as demandas locais ao centro das prioridades da Prefeitura, indicando obras, acompanhando as ações do governo e participando da construção de políticas públicas em cada região.
Um convite à democracia
O processo eleitoral do terceiro mandato dos conselheiros inovou com a votação digital inclusiva, ampliou os setores da sociedade civil representados e garantiu transparência com resultados divulgados imediatamente após a conclusão da apuração dos votos.
Os conselheiros que assumem o mandato 2025–2027 representam, a partir de agora, as comunidades onde vivem. São lideranças religiosas, sociais, comunitárias, comerciantes, empresários, jovens, idosos e integrantes de organizações civis que decidiram atuar em conjunto com a gestão municipal, defendendo os interesses coletivos e a melhoria da qualidade de vida de seus territórios.
Para o secretário-Geral do município, Pedro Amaral, a posse é mais que uma solenidade, é um momento de reconhecimento do trabalho já realizado e da expectativa do que ainda pode ser feito. “A posse é mais do que uma cerimônia oficial, é um momento de celebração da participação popular e da cidadania, de reconhecimento dos conselheiros eleitos que decidiram atuar, junto à Prefeitura, para construir uma cidade mais justa e com políticas que refletem as necessidades reais da população", afirmou.
Serviço - Posse dos conselhos regionais
.jpg)









