O mês de março foi marcado por transformações digitais na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semobs). Para que os serviços executados e as entregas se tornem cada vez mais eficientes, foram implantadas melhorias no sistema digital de gerenciamento de obras e empreendimentos da pasta, possibilitando a utilização de cada vez mais recursos modernos.
Mediação de pagamentos, diário de obra, relatório fotográfico, relatórios mensais de atividades, arquivo de projetos, notificação de prazos de contrato e cópias de documentos são exemplos das atividades diárias executadas pela equipe da secretaria, funções de suma importância para que as obras da cidade sejam entregues com qualidade à população.
Com novo software, o Ellos ECM, fornecido pela empresa Osas Tecnologia da Informação, a execução dos trabalhos da Semobs terá mais modernidade, agilidade e excelência. Os moradores de Contagem serão os maiores beneficiados com a modernização implantada. Agora, a população vai ter respostas mais ágeis quanto às solicitações das obras e intervenções, além do monitoramento e acompanhamento dos projetos de infraestrutura que são executados pela secretaria.
Segundo o coordenador de planejamentos da Semobs, Edvan Bastos, a proposta da atual gestão é promover o governo digital. “O sistema Ellos é uma das ferramentas que estão sendo implantadas, que busca otimizar os processos, aumentar a participação popular e também a eficiência na entrega das nossas obras e empreendimentos. Diferentemente dos demais, é utilizado a partir da modelagem dos processos atuais existentes, reduzindo os eventuais gargalos e também as burocracias da departamentalização pública”, esclareceu.
Dentre as principais características da solução, é possível elencar: aumento de produtividade; incentivo à colaboração; melhor sintonia entre as equipes ao reduzir a complexidade; redução de custos operacionais; mais agilidade nos procedimentos; eliminação de controles em sistemas diversos, como por exemplo em planilhas excel; centralização de todo o processo e documentos envolvidos em uma única ferramenta; substituição/eliminação de documentos impressos ou recebidos por email; possibilidade de uso de Certificado Digital, conferindo validade jurídica aos processos e documentos transacionados.
Durante o mês de março, a equipe de profissionais, que agora vai trabalhar em parceria com a Osas Tecnologia, passou por uma capacitação sobre o novo sistema. Ao todo, mais de 40 servidores receberam o treinamento, entre os dias 22 e 24 de março de 2023.
Por fim, Edvan Bastos complementou sobre mais consequências positivas do novo sistema. “É mais transparência, mais qualidade no processo produtivo e no controle e redução de custos. Esperamos também que o sistema reduza os retrabalhos e a duplicação de informações dentro da Semobs”, ressaltou.