Em Contagem, a Prefeitura trabalha todo dia para melhorar a mobilidade urbana na cidade, pois entende que o tempo do cidadão é muito valioso para ser gasto em engarrafamentos ou em longas viagens nos ônibus. Por isso, está investindo mais de R$ 1 bilhão, em obras físicas e projetos operacionais, para a implantação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), que pretende revolucionar o transporte público no município.
“Todo o investimento que vem sendo feito é com o objetivo principal de promover a mobilidade para o cidadão de Contagem, atender amplamente a população com o transporte público em todos os bairros e dar mais fluidez ao trânsito de veículos em toda a cidade. É isso que o SIM representa: um salto de qualidade, conforto e integração na mobilidade no município”, afirmou a prefeita Marília Campos.
Entre as obras estruturantes, algumas que já foram entregues se destacam pela importância e melhorias que representaram para a mobilidade em Contagem. Um bom exemplo é a ampliação do Viaduto Beatriz, que aumentou o número de faixas para os veículos e foi totalmente revitalizado, proporcionando também mais segurança para motoristas e pedestres.
Ampliação do viaduto Beatriz trouxe mais segurança e fluidez para o trânsito - Fotos: Adelcio Ramos/PMC
O Viaduto das Américas foi duplicado, melhorando significativamente o fluxo de veículos e resolvendo um problema histórico de engarrafamentos na região. Além disso, facilitou a integração entre as regiões Nacional, Ressaca e Sede, garantindo, ainda, maior fluidez no tráfego entre a avenida das Américas e a BR-040.
O mesmo podemos dizer sobre o Viaduto da Ceasa, no trecho localizado na avenida Helena de Vasconcelos Costa, região na qual os motoristas perdiam muito tempo em longos congestionamentos. Com a duplicação, de três para seis faixas, quem passa hoje pelo viaduto pode vivenciar uma nova realidade.
Um benefício ainda maior para a população é proporcionado pelo Programa “Asfalto Novo”, que vem revitalizando ruas e avenidas em todas as regiões da cidade. Além do conforto de um pavimento sem defeitos, o projeto ainda conta com a implementação de obras estruturantes nos locais que precisam, seja drenagem, adequação, urbanização e nova sinalização. Ao todo, foram revitalizadas quase 540 vias em toda a cidade.
Duplicação do viaduto da Ceasa diminuiu os congestionamentos e acidentes no local - Fotos: Janine Moraes/PMC e Fábio Silva/PMC
A nova alça de retorno no Parque Linear Sarandi é também um exemplo de intervenção que faz muita diferença na vida das pessoas. Com ela, os motoristas que trafegam pela região reduzem em 4 km o trajeto para fazer o retorno na via.
As obras continuam
Em breve, será entregue para a população outras duas obras de grande importância para a mobilidade em Contagem: mais uma etapa da avenida Maracanã e o viaduto Integração, conhecido como viaduto Teleférico. Nos dois casos, as intervenções contribuem para integrar regiões da cidade ao Centro e aos polos industrial e comercial.
A av. Maracanã vai garantir mais segurança e agilidade a quem transita pela região - Fotos: Thiago Silva/PMC e Ronnie Von/PMC
A avenida Maracanã é uma obra de grande porte, que inclui macrodrenagem, pavimentação, urbanização entre outras melhorias, o que vem resolvendo problemas históricos de inundações, além de promover a mobilidade e trazer mais dignidade aos moradores locais.
Já o viaduto Integração, que liga os bairros Água Branca e Morada Nova, é visto como essencial para a conexão entre as regiões Ressaca e Nacional ao Centro e demais regiões da cidade, o que motivou a escolha do nome. Prestes a ser entregue, a obra vai beneficiar tanto usuários do transporte público quanto os motoristas que saem dessas regiões em direção ao Eldorado ou Cidade Industrial, por exemplo.
“Tudo isso é feito pensando na implantação do Sistema Integrado de Mobilidade, pois Contagem cresceu, se desenvolveu e a mobilidade não a acompanhou. Vamos mudar essa realidade com o SIM, oferecendo mais conforto, segurança, agilidade e inclusão à população, com um transporte público mais moderno e eficaz em toda a cidade”, concluiu Marília Campos.
As regiões do Eldorado, Sede, Ressaca e Nacional serão interligadas pelo viaduto Integração - Fotos: Adelcio Ramos/PMC