As obras de adequação da avenida João César de Oliveira às estações do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) seguem avançando, com as intervenções em frente ao Hospital Municipal de Contagem (HMC) entrando na fase final de execução. Com isso, a primeira interdição na via chegou ao fim na manhã de sexta-feira (17/10), com a liberação do fluxo de veículos na pista sentido Sede (confira no vídeo abaixo). O fluxo no sentido Eldorado também será liberado ao longo do dia. Alguns trabalhos complementares vão continuar sendo feitos no local, mas sem gerar impactos significativos no trânsito.
Essenciais para a implantação do SIM, as adequações das pistas da avenida João César de Oliveira às estações atendem às determinações da Lei Brasileira de Inclusão e outras normas técnicas de acessibilidade. Com isso, a gestão municipal avança para a implantação de um sistema de transporte público muito mais eficaz, moderno, inclusivo e dinâmico para toda a população.
“A prefeitura vem reforçando o compromisso com a população, avançando nas obras que são importantes para a implantação do SIM. Com a liberação do tráfego na av. João César de Oliveira, em frente ao Hospital Municipal, devolvemos a circulação normal neste local e direcionamos nossos esforços para a próxima interdição, que será executada na estação Cinco, com início previsto para a próxima semana”, explicou o secretário de Obras, Rômulo Perilli. A previsão é que a segunda intervenção seja iniciada no dia 20/10, a partir das 7h.
Com o fim da interdição nas proximidades da estação Hospital Municipal e a liberação do trânsito no local, os desvios instalados para garantir o tráfego de veículos na região, considerando a importância da av. João César de Oliveira para a mobilidade na cidade, serão desativados. “Vamos devolver a normalidade do fluxo de veículos à população. Aproveitamos para agradecer pela compreensão e paciência que vêm demonstrando ao longo da execução dessas obras”, afirmou Rômulo Perilli. Com o término do bloqueio, no sentido Cidade Industrial, entre a rua Haeckel Ben Hur Salvador e av. Alexandre Diniz Mascarenhas, os coletivos voltarão ao itinerário regular das linhas municipais, sendo desativados os seguintes pontos provisórios: r. Haeckel Bem-Hur Salvador, n° 199 e 829; e av. João César de Oliveira, 4035.
Interdição na Estação Cinco
Com a liberação da avenida João César de Oliveira nas proximidades do Hospital Municipal, as atenções se voltam, agora, para a estação Cinco, que também necessita de adequações, dando início à segunda interdição, conforme já anunciado no início das intervenções. Assim, a Prefeitura de Contagem mantém o propósito de preparar a cidade para a implantação definitiva do SIM, o que está previsto para ocorrer no segundo semestre de 2026.
“Paralelamente às obras no entorno da estação Hospital Municipal, a empresa responsável pela execução das adequações já havia iniciado alguns trabalhos em preparação para o que precisa ser feito na estação Cinco. Isso nos ajuda a acreditar que cumpriremos o prazo total previsto para a realização das obras, que é de até 180 dias”, concluiu Rômulo Perilli.