As obras da bacia de contenção B4 seguem em bom ritmo. A estrutura está sendo construída onde antes existia a Vila Itaú, no bairro Cidade Industrial. Com um investimento estimado em R$74 milhões, alcançados por meio de repasse do governo de Minas, a bacia terá capacidade volumétrica de cerca de 378 milhões de litros de água. Ela é ainda maior do que a bacia B3, entregue recentemente com capacidade volumétrica de 103 milhões de litros aproximadamente. Durante chuvas mais intensas, a água vai para a bacia, onde é armazenada, evitando alagamentos em áreas urbanas próximas à regiões vulneráveis.
Atualmente, estão em andamento a execução do muro 6, escavação das margens à direita e esquerda, galeria de drenagem, execução do colchão reno em talude da margem esquerda da bacia, uma descida d’água em pontos do talude da margem esquerda, aplicação da geomanta na proteção do talude da margem esquerda e grampeamento de talude da avenida Jorge Ferreira Gomes. A previsão é de que a obra seja concluída em novembro de 2026.
“Estamos entregando várias obras de saneamento em Contagem, essenciais para melhorar a qualidade de vida e segurança da cidade. No caso da bacia B4, ela se encontra em construção agora, mas já opera com 60% de sua capacidade. Durante este próximo período de chuva, acreditamos que os efeitos danosos dessas águas para a vida das pessoas e na cidade serão bem menores”, afirma o coordenador das Obras de Drenagem e Bacias de Contenção de Contagem, Pedro Paulo Ferreira.
Nas próximas semanas, está previsto o início da execução da ponte para acesso à margem esquerda da bacia, além da construção do túnel bala sob a linha férrea da VLI. Será feita também a rampa de acesso à bacia B4, bem como a demolição das paredes laterais do canal, execução de nova passarela de acesso ao metrô, serviços de pavimentação e os trabalhos de urbanização da bacia, com serviços de paisagismo e cercamento.
Outras obras de contenção e macrodrenagem
Além da bacia B4, está em execução a bacia B5, localizada na Vila Sport Club, em Belo Horizonte, e que já se mostra muito eficaz na contenção de alagamentos. Já foram concluídas as bacias B2, situada na rua Rio Volga e a B3, construída onde era a antiga Vila PTO. As duas estão em pleno funcionamento, aliviando e garantindo segurança dos moradores e de quem precisa transitar por estas regiões em períodos de chuva.
Foram concluídas também as obras de macrodrenagem, como parte da avenida Maracanã, entregue no mês de agosto e da avenida Pio XII, que passava por problemas constantes de enchentes. Elas são consideradas de grande importância para a atual gestão de Contagem.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.