“Mulheres que inspiram” foi o tema da roda de conversa realizada na última quinta-feira (23/3), pela UNA Contagem - que integra o Ecossistema Ânima com o apoio da Unidas - Associação de Empreendedorismo Feminino.
Foram homenageadas mulheres que possuem histórias de destaque no município, entre elas, a prefeita de Contagem, Marília Campos; a delegada da Polícia Civil, Elisa Moreira; a subcomandante da Guarda Civil de Contagem, Anita de Carvalho; a advogada e presidenta da Associação Comercial e Industria de Contagem – ACIC; Sandrelli Rois Machado Rocha Faria e a advogada e secretária-geral da OAB Contagem, Ana Flávia Santos.
Elas compartilharam suas vivências, histórias de superação, desafios profissionais e conquistas ao longo das trajetórias.
A prefeita Marília Campos, uma das homenageadas, reforçou a importância do compartilhamento da trajetória e luta das mulheres.“ Estive aqui nessa noite, ao lado de fortes representações femininas da nossa cidade, pude ouvir histórias de luta e, também, compartilhar um pouco da minha trajetória como política e mulher na sociedade em que vivemos. Sigo na luta por mais mulheres na política e onde elas quiserem, vamos juntas”.
Na opinião do professor e coordenador de cursos, Wagner Vilaça, foi um momento especial e importante para reflexão acerca do empoderamento feminino.
“Nosso objetivo foi privilegiar o empoderamento feminino, por esse caminho as nossas convidadas puderam contar sobre os desafios e conquistas ao longo de suas trajetórias aos nossos alunos, para que, principalmente, as alunas se sintam inspiradas e compreendam que também é possível chegar tão longe”.
A coordenadora da UNA Contagem, Lucia Francisco Zennaro Correia, ressaltou que o objetivo do evento foi inspirar outras mulheres em busca de seus sonhos e debater sobre temas relevantes. “A programação em comemoração ao mês das mulheres foi planejada com muito zelo, por mim e pelo professor Wagner, em parceria com o Grupo Unidas e a OAB Contagem, para valorizar as mulheres da nossa comunidade e dar a elas o lugar de destaque que merecem”.
Igor Viera é estudante de psicologia na UNA Contagem e tem um trabalho direcionado ao combate à violência contra as mulheres. “A roda de conversa foi inspiradora, os depoimentos tenho certeza geraram empatia e inspiração em todos que puderam assistir. A diminuição da desigualdade é uma missão importante pela qual nós temos que trabalhar diariamente, acolhendo mulheres e mostrando a elas formas de conseguir superar o ciclo de violência”.
Esteve presente a superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres, Neimara Lopes.