Neste mês de março, quando há a celebração do Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Contagem está promovendo uma série de ações, dentre elas, a exposição “Pérolas Negras”. A mostra, em exibição no hall da Prefeitura, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, é assinada pelo artista Mateus Machado Brandão e retrata, em diversos ângulos, mulheres da comunidade dos Arturos.
O projeto tem a finalidade de fortalecer o empoderamento, o protagonismo e a valorização da mulher negra e sua ancestralidade e foi contemplado no edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, em 2019. A exposição, que traz uma visão diferente das tradições congadeiras, esteve, recentemente, na Casa da Cultura Nair Mendes Moreira – Museu Histórico de Contagem.
“Ao deslocar o foco da coletividade, característica das tradições congadeiras, para a beleza individual, característica de cada mulher fotografada no contexto contemporâneo, a exposição mostra outra forma de expressão e identificação étnica, o orgulho e a afirmação de ser mulher e ser negra”, contou Mateus. “O conjunto das fotografias, impressas em tecido, tem suavidade e leveza, ao mesmo tempo que potencializa a beleza das mulheres fotografadas”, completou.
O artista
Mateus Machado Brandão atua como fotógrafo profissional em Contagem há cerca de 10 anos e é especializado em fotografar gestantes, recém-nascidos e fotografia documental. Também é professor de tratamento de fotografias e edição de vídeo e, na sua formação, passou por cursos livres da Fundação Cultural de Contagem (Fundac), participando, posteriormente, de diversas exposições e sendo premiado em outros editais, como o “Revelando Contagem”, promovido pela Prefeitura.
João Cavalcanti