Seguem, de forma intensa, as construções das novas unidades dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis). As unidades de ensino vão oferecer vagas para crianças de zero a 5 anos, garantindo o acesso e fortalecendo a educação infantil na cidade de Contagem.
Localizado na Regional Nacional, o Cemei Confisco, teve a obra iniciada em abril de 2022, e sua conclusão está prevista para outubro deste ano. Os serviços de execução estão avançados, tendo a alvenaria, vigas, pilares, muro de divisa, contenção e, agora, laje de transição, em andamento. O custo da obra é de cerca de R$ 4,1 milhões. A unidade terá capacidade para atender até 188 crianças em dois turnos, ou até 94 crianças em período integral.
Neste projeto serão utilizados conceitos de sustentabilidade em toda a edificação, seguindo o padrão estabelecido pelo governo federal, via Ministério da Educação e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para as construções de equipamentos públicos de ensino infantil.
De acordo com o engenheiro e fiscal de obras, Márcio Ademir, o desenvolvimento da obra depende da elaboração e da aprovação dos projetos. “A grande questão é que trata-se de uma modalidade diferente, que contempla a elaboração dos projetos e a execução da obra, o que traz muita interferência, uma vez que só conseguimos iniciar os serviços quando os projetos estão aprovados. Então, à medida que eles vão sendo liberados, temos possibilidade de iniciar novas etapas”.
As obras do Cemei Confisco, bem como as outras unidades que estão em execução no município (Parque Riacho das Pedras, Conquista Veredas, Inova Parque, Industrial e Jardim Laguna), possuem projetos que priorizam a eficiência enérgica, o reuso da água, a coleta seletiva para a reciclagem de resíduos sólidos (reaproveitamento ou descarte adequado) e a prática do cultivo de horta e pomar.
Galeria de fotos