Os moradores do bairro Xangrilá, na região Nacional, estão diante da realização de um desejo antigo: a execução das obras de drenagem nas ruas para captar a água da chuva. A esperança de todos é de que isso possa contribuir para melhorar a qualidade de vida e evitar problemas em decorrência de temporais, que estão cada vez mais intensos por causa das mudanças climáticas.
Os trabalhos tiveram início no mês de abril e seguem a todo vapor, com cerca de 60% da rede de drenagem prevista já executada. “A implantação do sistema de drenagem pluvial no bairro Xangrilá é fundamental para a infraestrutura urbana, pois ajudará a mitigar alagamentos, melhorar o escoamento das águas das chuvas e preservar as vias públicas e imóveis. Além disso, essas melhorias trarão mais segurança e qualidade de vida para os moradores”, afirmou o engenheiro Luiz Henrique, fiscal da Secretaria Municipal de Obras.
Na etapa atual, os trabalhos estão concentrados nas ruas Açucena, Aracati, Andrelândia e Alvinópolis. “Essas ruas foram escolhidas com base em critérios técnicos, como históricos de alagamento, impacto nas vias principais e necessidade urgente de drenagem eficiente. A prioridade foi definida após estudos topográficos e avaliação de pontos críticos que exigiam soluções imediatas” explicou o engenheiro. Nas próximas etapas, o projeto prevê a ampliação do sistema de drenagem também para outras vias da região.
Até o momento, foram implantados aproximadamente 224 metros de tubulação de grande porte (1.000 mm de diâmetro) e cinco poços de visita estão finalizados. Ao todo, o projeto prevê quatro lançamentos de água pluvial - sendo um já concluído e quatro travessias que complementam o sistema de drenagem. No total, estão previstas 40 bocas de lobo duplas, incluindo quatro que ainda serão construídas.
Mais segurança e bem-estar
Para os moradores, ver os trabalhos avançando em um projeto tão desejado por todos, é bastante satisfatório. “Essa era uma melhoria necessária, já que esse é um bairro bom, mas que tinha alguns problemas, principalmente por causa da chuva. Isso vem trazer benefícios para a população, tanto para transitar com os carros, quanto para os pedestres e, também, em volta das casas, tornando um lugar bom para se morar. Vai ficar melhor para a população”, afirmou Ronaldo, que mora no Xangrilá há mais de dois anos.
De acordo com Hercília, que também mora no bairro, a segurança em períodos de chuvas e a qualidade das ruas são melhorias que irão fazer a diferença. “Eu acho que vai ajudar no sentido de evitar alagamentos, acabando com as poças de água em frente às casas. Além disso, um asfalto novo não danifica os carros, reduzindo os problemas de suspensão”, reforçou.
O investimento inicial estimado para essa etapa das obras de drenagem no bairro Xangrilá é de aproximadamente R$2,7 milhões, cujos recursos são provenientes de financiamento junto ao Banco do Brasil. A previsão é de que os trabalhos sejam totalmente concluídos em meados do segundo semestre deste ano.
Obras reivindicadas pela população prometem reduzir os impactos causados pelas chuvas, durante os temporais. Fotos: Adelcio Ramos/PMC