Atendendo a solicitação do Ministério Público de Minas Gerais (VEJA AQUI) para garantir a segurança da população e evitar impactos ambientais no sistema de abastecimento de água, a Prefeitura irá interditar a orla da Lagoa Várzea das Flores durante o Carnaval, entre os dias 18 e 21 de fevereiro. Além disso, a fiscalização e o patrulhamento por toda a região dentro do limite de Contagem serão intensificados.
Segundo a Secretaria de Defesa Social de Contagem, o Ministério Público recomendou aos municípios de Contagem e Betim a não autorizar a realização de eventos de qualquer natureza como festas, passagens de “trios elétricos” ou blocos de carnaval que possam gerar aglomerações nas margens do reservatório. A ação será realizada em parceria com órgãos de fiscalização da Prefeitura de Betim, Ministério Público, Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa, Instituto Estadual de Florestas - IEF, Transcon, Guarda Civil, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e de Meio Ambiente e Marinha do Brasil.
Durante o período carnavalesco, a Guarda Civil de Contagem vai priorizar o bloqueio de três principais pontos de acessos, de forma a deixar livre apenas para os moradores do local, impedindo o acesso de banhistas, pescadores e embarcações. Serão realizados blitzes e patrulhamento preventivo, com as forças de segurança para orientar a população.
Denúncias podem ser feitas, anonimamente, por meio dos telefones 153 da Central da Guarda Civil e/ou 190 da Polícia Militar de Minas Gerais.