Representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) participaram, na sexta-feira (28/3), no Centro de Educação Ambiental (CEA) Vargem das Flores, no Parque Gentil Diniz, da apresentação do Dashboard, desenvolvido pela startup Saltica Tecnologias Ambientais Aplicadas.
A ferramenta, voltada para o monitoramento e análise de riscos climáticos, está sendo implementada no município. Ela permitirá o monitoramento detalhado das condições climáticas e a identificação das áreas mais vulneráveis a eventos extremos. Entre os aspectos analisados, estão os diferentes tipos de riscos, como ciclones tropicais, estresse por calor e frio, excesso de chuva e vento, além de inundações fluviais e costeiras e períodos de seca.
De acordo com a superintendente de Políticas Socioambientais da Semad, Sirlene Almeida, a ferramenta trará avanços significativos para o Plano de Ação Climática (PLAC), possibilitando ainda mais a materialização dos dados e tornando as informações mais acessíveis para toda a população.
“A conexão entre os riscos climáticos e as ações necessárias fortalece o planejamento estratégico da cidade. Com essa nova tecnologia, o município terá um suporte adicional para embasar projetos e iniciativas voltadas à segurança e bem-estar da população", afirmou.
Visita técnica
Após a apresentação, a equipe realizou uma visita técnica em duas áreas consideradas de risco no município: Beco 25 (próxima à avenida João Gomes Cardoso), classificado como risco de alagamentos; e Morro dos Cabritos, classificado como risco de desmoronamento, ambos na região da Ressaca. “As informações coletadas durante a vistoria serão utilizadas na ferramenta para dar mais assertividade no trabalho desenvolvido”, explicou Sirlene. Ela, ainda, reforçou que a parceria entre poder público e setor privado é muito importante para o enfrentamento das mudanças climáticas.
“A população deve se apropriar dessas informações para compreender e enfrentar os desafios dos próximos anos. A cooperação entre diferentes setores amplia a capacidade de resposta das cidades. Ferramentas como essa tornam a gestão municipal mais eficiente e permitem um planejamento mais estruturado diante dos desafios ambientais", afirmou.
Visita em campo para coletar informações, "alimentar" a ferramenta Dashboard e direcionar as ações. Fotos: Ricardo Lima/PMC
Seleção
A startup Saltica Tecnologias Ambientais Aplicadas foi uma das dez empresas selecionadas no concurso de inovação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que teve 120 inscritos. Contagem e Lavras foram as cidades escolhidas para a prova de conceito da solução, que está sendo aprimorada com base em feedbacks da administração municipal.
A cofundadora da Saltica, Bárbara Muniz, falou um pouco sobre o papel da tecnologia no planejamento de ações emergenciais. Ela afirmou que o detalhamento das informações por região permite que a Prefeitura direcione recursos para as áreas mais vulneráveis.
“Os dados coletados vão auxiliar na formulação de políticas públicas e na distribuição de recursos para mitigação e prevenção. Isso possibilita que as ações que vão ser desenvolvidas sejam trabalhadas para serem mais eficientes, permitindo uma resposta mais rápida aos impactos climáticos”, concluiu.